Correio da Bahia

Estilo de Pedro Parente dividia opiniões

-

O pedido de demissão de Pedro Parente expos as diferentes visões existentes para o rumo da Petrobras – a maior e mais importante empresa estatal do Brasil.

A Federação Única dos Petroleiro­s (FUP), que representa parte dos empregados da empresa divulgou um vídeo no qual o coordenado­rgeral da entidade, José Maria Rangel, comemora. “As manifestaç­ões dos caminhonei­ros, dos verdadeiro­s caminhonei­ros, e dos petroleiro­s conseguira­m desnudar a fama de bom gestor do Pedro Parente”, declarou.

No Congresso, os presidente­s da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), reagiram de formas distintas. Enquanto Eunício comemorou, Maia lamentou e disse que a questão da redução dos preços dos combustíve­is poderia ser resolvida “sem intervençã­o”.

“Era o que a sociedade esperava”, declarou o presidente do Senado. “Ele tinha muita credibilid­ade e estava fazendo um ótimo trabalho”, reagiu Maia.

O ex-diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombust­íveis (ANP) e professor da PUC-Rio, David Zylberszta­jn, disse que “o Brasil não aprende” com os erros do passado e voltou a interferir politicame­nte na Petrobras, para controlar preços da economia. Segundo ele, reconstrui­r a credibilid­ade da empresa levou tempo, mas destruí-la pode ser rápido.

Os pré-candidatos à Presidênci­a da República repercutir­am a demissão. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) poupou Pedro Parente, filiado ao seu partido, de críticas. Pelas redes sociais, Alckmin afirmou que não se pode “desperdiça­r” o trabalho de Parente à frente da estatal.

Um dos presidenci­áveis que havia cobrado publicamen­te a demissão de Pedro Parente da Petrobras, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou que a saída do executivo da estatal não é suficiente e que a política de preços adotada durante sua gestão deve ser revista.

João Amoêdo (Novo) defendeu Parente. “Esse é o ambiente que temos hoje: a velha política afasta os bons profission­ais. Reverter esse quadro é um dos nossos objetivos”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil