Correio da Bahia

Agora é Copa

- Herbem Gramacho

Trajes típicos, música e iguarias da culinária russa. A seleção brasileira já está no país da Copa do Mundo e foi recepciona­da com uma pequena festa no saguão do hotel onde ficará hospedada na cidade de Sochi. De agora em diante, não se fala mais em amistoso, em preparação, nada do tipo. Daqui a dois dias, começa a Copa do Mundo de 2018, à vera. O Brasil vai rumo ao hexa.

A delegação verde e amarela desembarco­u na Rússia na madrugada de ontem, por volta das 2h30 no fuso local, ainda 20h30 de domingo no Brasil. Só por curiosidad­e, o maior país do mundo tem nada menos que nove fusos horários. Sochi está no mesmo da capital Moscou, seis horas à frente de Brasília.

A chegada da Seleção aconteceu após o amistoso contra a Áustria, realizado em Viena e vencido por 3x0 no domingo. O Brasil, por sinal, chega à Rússia com a confiança lá em cima: 100% de aproveitam­ento no ano. Ganhou dos anfitriões e da Alemanha, nos amistosos de março, e bateu Croácia e Áustria neste mês.

O elenco teve folga ontem e fará o primeiro treino em gramado russo hoje pela manhã (tarde em Sochi). A atividade será aberta ao público.

A Copa começa quinta-feira, com cerimônia de abertura às 11h30 e a partida Rússia x Arábia Saudita às 12h, em Moscou. A busca pelo hexacampeo­nato só inicia no domingo, dia 17, quando o Brasil estreia contra a Suíça, às 15h, em Rostov. A viagem para a cidade da partida será na sexta-feira.

A Seleção é cabeça de chave do Grupo E. Depois dos suíços, enfrentará a Costa Rica, dia 22, às 9h, em São Petersburg­o, e a Sérvia, dia 27, às 15h, em Moscou.

Se tudo der certo na trajetória de Tite e seus comandados, o Brasil jogará também em julho, quando começa a fase de mata-mata. A final está marcada para o dia 15, também em Moscou.

Ciente da dificuldad­e, o treinador evita euforia. “Quero e sonho com uma Copa. Todos os integrante­s querem o título. Mas queremos ficar atentos ao trabalho. Quero o desempenho deste domingo em todas as partidas. A Seleção deu mais um exemplo de amadurecim­ento”, disse Tite no domingo, logo após a vitória convincent­e sobre a Áustria.

Segundo Tite, “a Seleção nunca vai estar pronta”. Porém, o último amistoso serviu para mostrar que pelo menos o time titular está cada vez mais claro na cabeça dele, após a exibição segura de Philippe Coutinho na posição que, ao longo das Eliminatór­ias, foi de Renato Augusto.

Com isso, o Brasil chega na Rússia com a escalação da estreia ao alcance do torcedor: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

 ??  ?? Filipe Luís puxa a comitiva brasileira, recebida com festa em Sochi
Filipe Luís puxa a comitiva brasileira, recebida com festa em Sochi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil