Correio da Bahia

Para reforçar o estoque

- NILSON MARINHO COM SUPERVISÃO DO CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER

Logo agora com a chegada do São João, período em que mais pessoas se acidentam, seja nas estradas ou no contato com os fogos de artifício, a quantidade de sangue em estoque na Fundação de Hematologi­a e Hemoterapi­a da Bahia (Hemoba) é preocupant­e, sobretudo para os tipos sanguíneos mais raros, comooA-,O-eoO+.

Ontem, no Dia Mundial do Doador de Sangue, mais de 600 policiais militares de todo o estado foram até os hemocentro­s para tentar ajudar a aumentar os estoques, bem como chamar atenção da população para a importânci­a da doação.

A policial Marcela Miranda é doadora de sangue há três anos. “Acho importante pensar no próximo, porque um dia eu também posso precisar. Eu faço a doação todo semestre”, conta ela. A PM diz que tenta ficar calma na hora de retirar o sangue. “Eu tenho que me acalmar antes, porque às vezes dói um pouco na hora da retirada”, diz.

Já o policial Magno Wenderson Rodrigues deixou de doar há dois anos e, agora, resolveu voltar. “Eu doava periodicam­ente, mas parei. Hoje, voltei a ajudar as pessoas que estão precisando de sangue”, afirma. Na Hemoba, em Salvador, de acordo com Marinho Marques, médico e diretor-geral da fundação, existem quatro legendas para classifica­r a quantidade de sangue disponível para transfusão. Os tipos sanguíneos B -, O -, B + e O + receberam a legenda de “estado crítico”. Já o Aencontra-se com uma quantidade “em alerta”. Os tipos sanguíneos A+, AB - e AB +

A operadora de plano de saúde Hapvida também entrou em campanha pelo Dia Mundial do Doador de Sangue e realiza um treino especial em comemoraçã­o à data, a partir das 6h de amanhã, na Itaipava Arena Fonte Nova, no bairro de Nazaré, em Salvador. O Hapvida +1K promoverá atividades como aula de forró, educativos de corrida com músicas juninas, caminhada e corrida, além de atividades kids.

Além disso, para incentivar a importânci­a da doação de sangue, o Hapvida +1K lançou a Gincana Sangue Bom para os corredores já inscritos no programa. Os alunos, que doaram sangue entre 22 de maio e 15 de junho, irão concorrer a um vale-tênis no dia do evento, basta levar o comprovant­e da doação e depositar na urna referente a sua turma do +1K.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil