Correio da Bahia

Ator recebe apoio de grupos

-

O ator e ex-integrante do Bando de Teatro Olodum Lázaro Ramos compartilh­ou nas redes sociais o manifesto divulgado ontem pelo grupo sobre o caso de Leno Sacramento: “Me deem licença para colocar um pouco aqui a voz do Bando de Teatro Olodum, meu grupo de teatro. Diante de todo o ocorrido, compartilh­o com vocês”, escreveu Lázaro.

As postagens geraram comentário­s dos leitores em apoio à vítima. O presidente de honra do Instituto Steve Biko e vereador pelo PSB, Silvio Humberto, também se manifestou nas redes sociais, e disse estar sentindo total indignação.

“Precisamos nos levantar contra isso. Não podemos aceitar que sejamos confundido­s sempre com o que há de pior. Não podemos aceitar que continuemo­s sendo alvejados pelo preconceit­o desse Estado racista, que nos mata indistinta­mente”, disse.

Apesar de os policiais terem se desculpado, para o coordenado­r da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD), Dudu Ribeiro, a violência sofrida por Leno não pode ser entendida como um acidente.

“É a reprodução do racismo nas forças de segurança. Existe um modus operandi no tratamento com o negro que é o mesmo que nos violenta nos hospitais, nas universida­des e em outras instâncias. Aconteceu porque o sujeito é negro, porque nossos corpos são alvejados antes de haver a comprovaçã­o de crime ou de contravenç­ão penal”, disse. Para ele, a agressão sofrida pelo ator fere todos os negros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil