Correio da Bahia

MAU PRESSÁGIO

-

Os torcedores mais fervorosos e superstici­osos certamente não irão gostar do tema principal deste texto. Ao Brasil, cabe construir uma história diferente das contadas nos seus cinco títulos mundiais, já que em todos eles, estreou vencendo. Em 1958, goleou a Áustria por 3x0, em 1962, bateu a Espanha por 2x0, em 1970, nova goleada, desta vez sobre a Tchecoslov­áquia por 4x1, Em 1994, 2x0 em cima da Rússia e em 2002, 2x1 diante da Turquia. Eis o primeiro desafio na busca pelo hexa.

Fazia tempo, inclusive, que a Seleção não vencia no primeiro jogo. O empate por 1x1 com a Suíça, ontem, em Rostov, interrompe­u uma sequência de nove vitórias consecutiv­as. A última vez foi em 1978, quando ficou no 1x1 com a Suécia. Quatro anos antes, em 1974, empate sem gols com a Iugoslávia. Em ambas as edições o Brasil parou nas semifinais.

Ainda que o histórico seja desfavoráv­el, o atacante Gabriel Jesus ignorou o pessimismo. “Ninguém ganha campeonato na primeira partida, nem perde. Temos dois jogos decisivos, como o de hoje (ontem). Claro que não queríamos empatar, mas também não perdemos, estamos mais que vivos. Isso serve de aprendizad­o”.

Derrotas em estreias acontecera­m nas duas primeiras Copas, em 1930 e 1934, diante de Espanha e Iugoslávia por 2x1 e 3x1 respectiva­mente.

O goleiro Alisson lamentou bastante o resultado, principalm­ente pela produção do time na partida. Para ele, o momento é de refletir e se fortalecer para o segundo compromiss­o, diante da Costa Rica, sexta (22), às 9h, em São Petersburg­o.

“O resultado não é o que a gente queria, agora é procurar uma vitória. Fica um gostinho amargo pelo que a gente criou dentro de campo, como foi no gol que a gente sofreu. Mas agora temos que raciocinar. Trabalhar essa semana, ver lances, vídeos, para fazer uma partida melhor contra a Costa Rica”.

Para não parecer que existem apenas coincidênc­ias negativas em relação a estreia do Brasil, há uma outra forma de se enxergar o empate com a Suíça, com um pouco mais de otimismo. Em 2010, a mesma Suíça surpreende­u a Espanha na estreia da Copa do Mundo, vencendo o jogo por 1x0.

O detalhe é que os suíços sequer conseguira­m se classifica­r e a Espanha ainda terminou a fase de grupos na primeira colocação. O final, todos lembram. A Fúria conquistou o seu primeiro mundial diante da Holanda. Ao invés de pensar na Suíça como um carrasco das grandes seleções em estreias, porque não vê-la como um amuleto para o título?

 ??  ?? Jogadores da Seleção deixam o campo após empate
Jogadores da Seleção deixam o campo após empate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil