Correio da Bahia

Resgatados

-

O time de futebol juvenil tailandês formado por 12 meninos e seu técnico, 25 anos, foi encontrado em segurança ontem em uma caverna no norte da Tailândia, nove dias depois de desapareci­dos. “Nós achamos todos os 13 bem”, disse o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanako­rn, entre os gritos de alegria dos socorrista­s e jornalista­s.

A evacuação, no entanto, não foi realizada de imediato. As equipes de socorro permanecer­ão dentro da caverna com os meninos e o técnico até que tenham condições de percorrer os mais de 3 km que os separam da saída, inundados em parte. “Vamos levar comida, mas não estamos certos de que possam ainda se alimentar, já que não comem há muito tempo. Também levaremos um médico que seja mergulhado­r”, disse o governador.

Os amplos esforços de resgate foram dificultad­os pelas fortes chuvas, que inundaram a caverna de Tham Luang, situada no norte da Tailândia, e bloquearam o acesso às câmeras onde esperavam encontrar o grupo. Mas os mergulhado­res aproveitar­am um breve período de tempo bom para adentrar mais a caverna, onde o nível de água reduz lenta, mas incessante­mente, a cada hora graças ao bombeament­o.

Esperavam encontrar a equipe em uma saída elevada. Mas o grupo havia ido cerca de 300 m a 400 m mais longe já que a saída ficou submersa, acrescento­u Narongsak. A notícia se propagou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil