Correio da Bahia

Pegue sem pagar

-

As cenas eram comuns no supermerca­do Canaã, na Rua São Francisco, em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo-Oeste do estado. De um lado, clientes que faziam suas compras com dinheiro contado ou que sequer tinham dinheiro. Outros que deixavam de levar alguma mercadoria, mesmo que precisasse­m, porque não cabia mais no orçamento. Do outro lado, o mercado, que, quando não vendia todos os produtos, precisava se desfazer deles – mesmo que ainda estivessem bons para consumo.

No meio disso estava o casal de proprietár­ios do estabeleci­mento, os empresário­s Alisson, 37 anos, e Érica Magalhães, 34. “A gente é evangélico e tem um princípio de que você só consegue desfazer o mal com o bem”, conta Alisson, explicando de onde veio a inspiração para uma atitude que acabou chamando a atenção dos moradores.

O casal criou uma prateleira de doações. Nela, que é reabasteci­da diariament­e, mais de uma vez por dia, ficam produtos para pessoas carentes. Alimentos para quem tem fome: as opções incluem desde pão, frutas e verduras até bolachas, biscoitos, feijão, arroz e cuscuz.

Ao lado da prateleira, fica uma placa com os dizeres: “Você está com fome? Pode pegar! Mas pegue o necessário para você, pois tem mais pessoas com fome”. “Pensamos em deixar lá (a placa), porque as pessoas não precisaria­m pedir, perguntar.

Elas só vão ler, pegar e levar”, diz Alisson.

Nos últimos dias, um cliente admirado tirou uma foto da prateleira e enviou para a esposa. Ela, por sua vez, ficou tão comovida que postou nas redes sociais, de forma espontânea. Alisson e Érica ficaram surpresos diante da repercussã­o.

“Nosso propósito sempre

 ??  ??
 ??  ?? Prateleira ‘free’ oferece pão, frutas, bolacha, feijão, arroz e cuscuz
Prateleira ‘free’ oferece pão, frutas, bolacha, feijão, arroz e cuscuz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil