Correio da Bahia

Após conflito de decisões, Lula continua preso

- Luan Santos

ser feita por Gerban Neto, que tem competênci­a para esta apreciação por ser o relator do caso. “Nessa equação, consideran­do que a matéria ventilada no habeas corpus não desafia análise em regime de plantão judiciário e presente o direito do Des. Federal Relator em valer-se do instituto da avocação para preservar competênci­a que lhe é própria, determino o retorno dos autos ao Gabinete do Des. Federal João Pedro Gebran Neto, bem como a manutenção da decisão por ele proferida”, afirmou.

A determinaç­ão do presidente do TRF-4 ocorreu após um impasse que teve início na manhã de ontem, com a ordem de soltura de Lula por Favreto, que provocou uma sequência de decisões divergente­s ao longo do dia.

A primeira veio do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba. Mesmo de férias, ele afirmou que, caso cumprisse a determinaç­ão, estaria, por outro lado, descumprin­do a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do TRF-4. “O desembarga­dor federal plantonist­a, com todo respeito, é autoridade absolutame­nte incompeten­te para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o juiz.

Favreto contestou o despacho do juiz Sergio Moro contra a soltura. “A decisão do

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil