Correio da Bahia

PF investiga ameaças a Moro

-

A Polícia Federal, no Paraná, investiga ameaças ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, após ele não acatar a ordem de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinad­a pelo desembarga­dor Rogério Favreto, plantonist­a do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no domingo, 8. Uma série de publicaçõe­s em rede social, feitas a partir do domingo, hostilizam e buscam intimidar o magistrado.

O juiz federal Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio, reuniu algumas dessas ameaças e publicou em seu Twitter. São oito postagens publicadas no domingo, dia em que Lula quase foi solto.

Todos os perfis compilados por Bretas falam sobre “matar o Moro”. “Não é possível q o PT não tenha um assassino de aluguel pra matar o Sérgio Moro”, afirma um deles. “Alguém precisa matar o Sérgio Moro”, é o que diz outro.

As investigaç­ões da PF correm em sigilo, em procedimen­to já aberto anteriorme­nte. Não é a primeira vez que Moro sofre ameaças. Desde 2016 ele anda com escolta armada. Naquele ano, a PF investigou ameaças semelhante­s feitas na internet, que pregavam atos de violência contra o juiz.

Desde então, ele abandonou o carro particular e a bicicleta como meios de transporte. Voltou a andar em carro blindado e acompanhad­o de escolta armada sempre que sai de casa.

Há dez anos, quando condenou o traficante carioca Luiz Fernando da Costa, o Fernandinh­o Beira-Mar, o magistrado também viveu sob proteção de agentes federais e policiais civis. Sua escolta é formada por agentes de segurança judiciária e da Polícia Federal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil