Correio da Bahia

Autor do gol, Umtiti nasceu em Camarões

-

Umtiti foi o herói da classifica­ção da França para a sua terceira final de Copa do Mundo em apenas 20 anos. O zagueiro do Barcelona, 24 anos, fez de cabeça o único gol da vitória sobre a Bélgica, aos cinco minutos da etapa final, em São Petersburg­o, ontem.

Ele acabou eleito pela Fifa como melhor em campo na semifinal. Não só pelo gol marcado, mas principalm­ente pela segurança que passou na defesa, onde conseguiu marcar o artilheiro belga Lukaku, que pouco fez em campo.

“É muito orgulho. O time inteiro trabalhou muito, fizemos tudo isso juntos. Fiz o gol, mas essa noite tivemos uma grande partida, de homens, e era o que precisávam­os. Fizemos isso de forma honesta e estamos orgulhosos”, disse o zagueiro após a partida.

Nascido em Yaoundé, capital de Camarões, Umtiti se mudou para a França com apenas 2 anos. Quando tornou-se profission­al, preferiu defender a seleção francesa, apesar dos apelos do ídolo camaronês Roger Milla para representa­r o seu país de origem.

Destaque desde as seleções de base, Umtiti foi campeão do Mundial sub-20 em 2013 sobre o Uruguai. Ele e o volante Pogba são os únicos daquela conquista no atual time titular da França.

Para marcar o gol, Umtiti, que tem “apenas” 1,83 m, teve que ganhar no ar do volante belga Fellaini, de nada menos que 1,94 m.

O zagueiro tinha apenas 5 anos quando a França foi campeã do mundo pela única vez, em 1998. Hoje, é treinado pelo capitão daquela conquista, o ex-volante Didier Deschamps. “Acho que eles fizeram um trabalho incrível em 1998 e estamos fazendo o nosso agora. É ajudar a fazer a história. Estamos fazendo-a bem, conseguimo­s um dos nossos objetivos que era chegar a essa final. Estou muito contente”, disse o zagueiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil