Correio da Bahia

Gastos com Otan geram crise

-

O presidente Donald Trump encerrou sua participaç­ão na cúpula da Organizaçã­o do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ontem, declarando vitória e afirmando que os países membros cederam as suas exigências de aumentar os gastos com defesa.

O presidente americano usou sua participaç­ão no encontro em Bruxelas para repreender os membros do tratado por não gastarem o suficiente com defesa. Ele acusou a Europa de se aproveitar dos EUA e levantou dúvidas sobre defender os aliados em caso de ataque.

“Eu avisei que estava extremamen­te infeliz com o que estava acontecend­o”, disse Trump, acrescenta­ndo que os países europeus concordara­m eu aumentar seus gastos. “Eles aumentaram substancia­lmente seu comprometi­mento e agora estamos muito felizes e temos uma Otan muito poderosa, muito forte”, declarou.

Só que o presidente francês, Emmanuel Macron, rapidament­e contestou tal afirmação e disse que os gastos ficarão como já estavam estabeleci­dos. Em 2014, os países da Otan se compromete­ram a gastar 2% de seu PIB em defesa até 2024. A organizaçã­o estima que apenas 15 membros devem atingir a meta.

Macron disse apenas que os países membros reiteraram sua intenção de chegar aos 2% até 2024. “Houve um comunicado publicado ontem (anteontem) e ele está muito detalhado”, falou. “Ele confirma a meta de 2% (dos gastos com defesa). Isso é tudo”, garantiu o francês.

 ??  ?? O presidente americano, Donald Trump (centro), quer que os membros do tratado passem a gastar 4% de seu PIB em defesa até 2024 com a Otan
O presidente americano, Donald Trump (centro), quer que os membros do tratado passem a gastar 4% de seu PIB em defesa até 2024 com a Otan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil