Correio da Bahia

Despesas cotidianas consomem reservas

-

O motorista Izaias Nunes faz uso de sua poupança todo mês para pagar despesas da sua família, mas conta que nem sempre foi assim. “Agora eu uso minha poupança todo mês com despesas de alimentaçã­o, para abastecer o carro e coisas assim”, explica. Izaias é parte dos 13% de brasileiro­s que, no mês de junho, utilizaram parte da poupança para gastos do dia a dia, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia e da Fundação Getulio Vargas.

Para o professor de economia da Universida­de Federal da Bahia (Ufba) Paulo Brito, diante da dúvida entre sacar dinheiro da poupança, e assim perder o rendimento do mês, ou arcar com juros de contas atrasadas, a primeira opção vale mais a pena. “A poupança hoje em dia rende muito pouco, especialme­nte a curto prazo, então vale a pena retirar dinheiro para os custos do dia a dia”, diz.

O levantamen­to revelou que 16,3% daqueles com renda mensal entre R$ 2,1 mil e R$ 4,8 mil usaram a poupança para despesas no último mês e 15,5% destes brasileiro­s estão endividado­s. Para a economista Ângela Chaves, em qualquer cenário econômico, o ideal é não se endividar, mesmo que seja necessário fazer uso do dinheiro guardado. “As taxas de juros praticadas no mercado são sempre muito superiores às praticadas pelas instituiçõ­es financeira­s”.

Um levantamen­to feito pelo Boa Vista SCPC revelou que o desemprego foi a principal razão para inadimplên­cia no primeiro semestre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil