Correio da Bahia

Crise Assassinat­o de brasileira por forças pró-governo aumenta crise política na Nicarágua

- PÁGS. 20 E 21

500 m² onde antes era o Holandês Voador. Ali, daria para colocar dois ou três operadores ou um megaoperad­or, uma loja âncora”, disse.

Ao contrário do que acontece hoje, a maioria das lojas vai ficar após o raio-x – no chamado “lado ar” –, como acontece com a maioria dos aeroportos internacio­nais.

A própria revista, com o processo de raio-x, vai mudar de lugar. Enquanto o check-in continuará no piso inferior (mas de forma reta, como ocorre no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo), a revista será no andar superior, em um saguão onde hoje não funciona nada. Ou seja, após o check-in, os passageiro­s devem pegar a escada rolante. Após passar pelo raio-x, vão para o mesmo saguão de espera de hoje.

Além disso, será construído um píer com pontes rolantes. Hoje, são 11 pontes, onde os aviões param, mas o novo píer terá outras seis, com um novo finger (ponte de embarque). Entre as prioridade­s, também está o funcioname­nto dos aparelhos de ar-condiciona­do, a modernizaç­ão de banheiros (já reformaram 11) e o serviço de wi-fi ilimitado, gratuito e com cadastro simplifica­do. FASE 1A Nesta primeira fase da primeira etapa, ocorreu a transferên­cia operaciona­l do aeroporto de Salvador, que deixou de ser administra­do pela Infraero e passou ao controle da Vinci Airports. A empresa francesa assumiu o terminal de forma definitiva em janeiro deste ano.

FASE 1B Correspond­e a 90% de tudo que precisa ser feito e é considerad­a a parte mais importante. Inclui a expansão do terminal em 20 mil m²; a implementa­ção de seis novas pontes para embarque, um novo píer e com um conector entre os terminais; as intervençõ­es nas pistas chamadas de 10/28 e 17/35; a expansão do pátio de carregamen­to e descarrega­mento; melhorias na iluminação das vias de acesso, estacionam­entos, terminais de passageiro­s e de cargas; e novo sistema automatiza­do para manuseio do controle de segurança.

FASE 1C Não foi detalhada pela Vinci Airports.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil