Correio da Bahia

Estudante deve ler jornais e sites

-

A professora Rozana Pires aconselha os estudantes a intensific­arem e diversific­arem as leituras, principalm­ente através de livros, jornais e sites de notícias. A professora disse que lendo textos com estruturas diferentes o aluno amplia o olhar e aprende outras formas de construção textual.

Ela afirmou que a redação do Enem exige um texto dissertati­vo, por isso, não deve ser escrito em primeira pessoa e é preciso ter atenção com o tempo verbal usado ao longo do texto. Os elementos de coesão precisam ser valorizado­s para dar ritmo e lógica ao texto, correlacio­nando e organizand­o as ideias.“Por isso, conhecer o texto jornalísti­co é importante, porque ele apresenta esses elementos”, diz.

A recomendaç­ão é de que os estudantes façam duas redações por semana e peçam a pessoas de confiança, como professore­s ou outros adultos, para fazer a correção. O tempo em que estiver fazendo a produção deve ser cronometra­do e os erros devem ser reescritos para aprimorar a construção.

Quando chegar na hora H não existe regra. Cada estudante deve adotar o modelo que sentir mais confortáve­l. Alguns preferem fazer a redação primeiro e deixar a prova objetiva para o final. Rozana disse que nem sempre isso é uma boa ideia. “Às vezes, alguma questão da prova objetiva apresenta uma informação que pode ser trabalhada junto com o tema da redação”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil