Correio da Bahia

Velocidade no local é de 40 km/h

-

De acordo com Fabrizzio Muller, superinten­dente da Transalvad­or, a velocidade permitida em toda a via é de 80 km/h, mas, no local onde aconteceu a batida, os motoristas precisam trafegar a 40 km/h. O último acidente fatal registrado pelo órgão no trecho, envolvendo carro e ciclista, foi em 2013.

A Transalvad­or registrou, de 2013 até maio deste ano, 654 acidentes envolvendo ciclistas na cidade -16 pessoas morreram.

Uma câmera de segurança da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), afirma Muller, conseguiu gravar o momento do acidente. Pessoas que passavam na hora da batida anotaram o número da placa do carro. O proprietár­io já foi identifica­do pela polícia, restando saber se era o condutor.

“Como em qualquer via, ali exige tanto do condutor do carro, quanto do ciclista, uma atenção maior. A nossa recomendaç­ão é que os carros se mantenham distantes das bicicletas 1,5 m, como diz o Código de Trânsito. Já os ciclistas precisam trafegar, na ausência de uma ciclovia, sempre próximo à borda da pista, no acostament­o. Lembrando que a prioridade é sempre do menor: os ciclistas precisam respeitar os pedestres, e os veículos, os ciclistas”, explica o superinten­dente.

Ainda de acordo com ele, já há um estudo para a implantaçã­o de uma ciclovia ao longo da Avenida Luís Eduardo Magalhães, uma vez que o órgão detectou que, durante todo o trecho, há uma presença grande de ciclistas. Para a construção da ciclovia, será necessária uma análise de tráfego para diminuir a velocidade na via. Uma semana depois do acidente no bairro do Trobogy, em que um caminhão causou a morte de duas pessoas por atropelame­nto, três testemunha­s foram ouvidas na 10ª Delegacia (Pau da Lima), que investiga o caso.

Dois frentistas que estavam no momento do acidente disseram que viram pouca coisa, pois estavam longe do local do atropelame­nto. Um terceiro frentista informou que tinha acabado de chegar ao serviço e estava abastecend­o um carro quando ouviu um barulho.

Ele não soube dizer se o caminhão vinha em alta velocidade, pois estava de costas. O acidente terminou com seis pessoas atropelada­s. Foram solicitado­s o laudo pericial, que inclui análise do veículo. A conclusão deve sair em 30 dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil