Correio da Bahia

Na mira de processos

- Gil Santos

Dez policiais militares, em média, são alvo de processos administra­tivos por mês na Bahia por suspeitas de envolvimen­to com o crime. Segundo a corporação, em 2017, foram abertos 121 processos e, até junho deste ano, outras 54 investigaç­ões foram iniciadas. O dado foi divulgado após uma solicitaçã­o do CORREIO.

A Polícia Militar não especifico­u os motivos dos processos. A assessoria de comunicaçã­o informou apenas que “as situações são variadas e não há como indicar uma única conduta como prevalente”.

Anteontem, três soldados foram indiciados pela Polícia Militar da Bahia por envolvimen­to na morte do artista plástico Manoel Arnaldo dos Santos Filho, o Nadinho, em Candeias, Região Metropolit­ana de Salvador (RMS). O Inquérito Policial Militar (IPM) terminou com o indiciamen­to dos PMs Edvaldo Nunes de Almeida, Leandro Santos Xavier e Dinalvo dos Santos Paixão por homicídio doloso (quando há intenção de matar).

Arnaldo Filho, 61 anos, morreu após ter sido baleado nas costas durante uma operação policial. O crime aconteceu dentro da casa que funcionava como ateliê do artista plástico, no dia 21 de abril.

Sobre o resultado dos processos, a assessoria da PM informou que “colhe os indícios (dos casos) e os remete à Justiça. Cabe ao MP oferecer ou não a denúncia e ao Poder Judiciário promover o julgamento”.

Para especialis­tas, o número de processos instaurado­s contra PMs poderia ser maior. O presidente da Comissão de Direito Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Jerônimo Mesquita, acredita que as vítimas têm medo de denunciar.

“Esse número (média de dez por mês em todo o estado) é ínfimo se comparado com a dinâmica da nossa segurança pública. Na semana passada, recebemos moradores do Nordeste de Amaralina e em uma hora de reunião foram listados mais de dez casos de abuso da força policial. Isso em apenas um bairro de Salvador, imagine na Bahia inteira. O que acontece é que as vítimas têm medo de denunciar”, disse Jerônimo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil