Correio da Bahia

ASSUNTOS QUE MAIS CAEM

-

Apesar de toda a complexida­de do Enem, na análise dos professore­s existem assuntos que aparecem com frequência nas provas. Os especialis­tas dizem que o exame costuma abordar o universo dos Direitos Humanos e da Cidadania e que temas como revoluções industriai­s, estruturas fundiárias e meio ambiente surgem todos os anos.

A professora de História e Atualidade no Instituto Dom de Educar (Rede FTC) Daniela Praia recomenda que os estudantes fiquem atentos às datas comemorati­vas ou simbólicas, porque elas também são frequentes na prova.

“Datas importante­s e que fecham um século ou 50 anos, por exemplo, sempre aparecem em algumas das questões, como os 100 anos do final da Primeira Guerra Mundial, por exemplo, celebrados neste ano”, disse.

Quando o assunto é Atualidade­s, o conselho do professor de Geografia do Colégio Antônio Vieira Ricardo Behrens é que os estudantes foquem nos prazos. “As questões de Atualidade­s estão ligadas ao primeiro semestre, de janeiro a junho ou julho, no máximo. Depois disso, as provas já estarão prontas, mas é preciso ficar atento”, contou. Estar por dentro do noticiário é uma boa dica para se dar bem no exame.

No Brasil, desde 2014, as notas máximas obtidas pelos candidatos na prova de Ciências Humanas ficam na casa dos 800. Em 2014, foi 862,1; em 2015, 850,6; em 2016, 859,1; e em 2017 (868,3). História República

Estado Novo

Movimentos Sociais Tecnologia­s, como revolução industrial e comercial Questões ambientais históricas

Geografia Estrutura Fundiária e Geografia Agrária

Meio Ambiente, como solo e preservaçã­o das matas População e urbanismo Geologia

Geopolític­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil