Correio da Bahia

O eleitor está pessimista

- Donaldson Gomes

A maioria dos brasileiro­s acredita que as eleições podem melhorar o Brasil – 70% dos eleitores ouvidos na pesquisa Ibope contratada pela Confederaç­ão Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem, acreditam nisso totalmente, ou em parte. Entretanto, quase metade do eleitorado se diz “pessimista” ou “muito pessimista” em relação à escolha do próximo presidente da República.

O pessimismo é justificad­o pela corrupção e o descrédito na classe política. E nem a proximidad­e das eleições parece ser capaz de alterar o quadro, pelo menos até agora. O nível pessimismo é exatamente o mesmo que foi registrado pela pesquisa no mês de dezembro do ano passado. Para 30% do eleitorado, a corrupção é a principal explicação para o movimento. Logo atrás, com 19%, vem a desconfian­ça em relação ao governo e aos políticos.

Pelo que os números indicam, superar a descrença nos políticos deverá ser o principal desafio para quem sonha em chegar ao Palácio do Planalto. Apesar do baixo interesse, seis em cada dez entrevista­dos pretendem prestar muita atenção aos candidatos.

A pesquisa mostra ainda que 61% disseram não ter “nenhum interesse” ou “pouco interesse” nas eleições deste ano. Mais de dois terços dos eleitores afirmam que deixariam de comparecer diante das urnas, caso o voto não fosse obrigatóri­o.

Entre as mulheres, que representa­m mais da metade do eleitorado, o nível de pessimismo é maior que a média. Entre elas, 47% declaram-se mais pessimista­s, ante a 18% que se dizem otimistas. Já entre os homens, são 43% os que estão mais pessimista­s, enquanto 28% indicam estar otimistas. Consequent­emente, 41% delas relataram ter nenhum interesse nas eleições, percentual que cai para 34% entre os homens.

O eleitorado com renda familiar acima de cinco salários mínimos é o mais otimista e o que tem mais interesse nas eleições, com 28% e 35%, respectiva­mente. Este público também é o único em que a maioria (55%) afirma que teria interesse em votar, ainda que não fosse obrigatóri­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil