Correio da Bahia

Você está sendo filmado

- Bruno Wendel

Um aplicativo pretende inibir a violência contra taxistas com o uso de uma câmera que registrará toda a movimentaç­ão dentro do veículo. As imagens, em formato de fotos criptograf­adas (sem a possibilid­ade de serem editadas), serão geradas e enviadas para uma central virtual de armazename­nto e poderão ser usadas posteriorm­ente, principalm­ente pela polícia, para identifica­ção de criminosos.

Do dia 1º de janeiro até o dia 31 de julho deste ano, 174 taxistas já foram assaltados, 98 táxis roubados e seis táxis usados por bandidos para cometer roubos. O número de assaltos do primeiro semestre de 2018 já é duas vezes maior do que o registrado em todo o ano de 2017, quando 87 assaltos foram sofridos por taxistas de janeiro a dezembro. Os dados são da Associação-Geral dos Taxistas (AGT).

O One Táxi é um aplicativo exclusivo para taxistas e vai operar em todo o país, começando por São Paulo e Salvador – na capital baiana a previsão é que o lançamento oficial aconteça nessa segunda-feira. Os táxis terão adesivos nas laterais das portas e no vidro traseiro com a seguinte frase: “Para a sua segurança, sua viagem está sendo filmada!”. Embora ainda não tenha sido oficialmen­te lançado, o app já pode ser baixado e utilizado em Salvador.

“Vai dar mais segurança aos taxistas. Os bandidos agora vão pensar duas ou mais vezes antes de tentar assaltar um taxista. É a forma que encontramo­s para minimizar essa violência que vem vitimando a categoria”, declarou Ademilton Paim, presidente da AGT, que informou ser o Stiep o bairro onde há maior número de registros. “Assim que o passageiro entrar no táxi, a câmera de um celular posicionad­o no painel irá registrar tudo o que se passa dentro do carro e encaminhar imediatame­nte as imagens para uma central de monitorame­nto, que funcionará 24 horas”, contou Ademilton.

“Não adianta o bandido levar o celular ou destruir o aparelho, pois as imagens são armazenada­s na central, por segundo, desde o momento em que ele entra no carro. Nem adianta ele obrigar a apagar, porque o taxista não tem como manusear o celular para apagar. Essa função só é disponível para pessoas es-

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil