Correio da Bahia

Paixão pelo cinema de luta

-

Police Story II (1988)

Police Story III: Supercop (1992)

Cyber-shot, que ganhou de presente da mãe em 2009. Sem nunca ter feito aulas de artes marciais, ele se inspirava nos movimentos que via nos filmes para criar os seus.

“Quando eu estou fazendo uma coreografi­a, uma montagem, eu tô pensando no ritmo também. Cada bloqueio, cada soco, cada movimento, tem um som, um gesto, que se comunica entre si”, comenta. Por isso, nada de culhuda. “A gente não pode esquecer a verossimil­hança”, defende.

Na tela, Marcus faz questão de misturar diferentes línguas. Para ele, o idioma não é uma barreira, e sim um passaporte. Apesar de nunca ter saído do país, ele consegue se comunicar com o mundo todo pela internet. Chegou a falar com um ator de Hong Kong, que vinha para Salvador, e a convidá-lo para participar de uma das suas produções, ainda não lançada.

Já Dek Tamarit, sua mais recente produção que agora circula pelo país dentro da Mostra Sesc, mistura os gêneros ação e documentár­io e também investe na variedade de idiomas. O enredo gira em torno de um estudante do Timor Leste que vive os dramas das barreiras linguístic­as e culturais de Salvador.

Dek Tamarit é, na verdade, como o estudante se refere ao DCE Itamaraty, órgão que ele deveria procurar para resolver sua situação no país, depois de não conseguir aprovação em um exame de proficiênc­ia em português.

“Ele nunca tinha atuado e a ideia do filme veio quando ele estava correndo para resolver essas questões burocrátic­as. Gravamos e pouco tempo depois ele voltou pro Timor Leste”, recorda Marcus, que, além de ter produzido, dirigiu, montou e atua no filme.

Aliás, ele costuma atuar em seus filmes e diz que isso não deve mudar, mesmo que entre mais grana e mais gente na equipe futurament­e. É porque, além de ser apaixonado por idiomas, ele ama o trabalho dos dublês. Assim como ama Salvador, onde planeja filmar vários filmes. “O mundo cabe em Salvador e eu quero mostrar isso no meu trabalho”, sentencia.

Confira no www.correio24h­oras links para ver os filmes de Marcus.

 ??  ?? Marcus Barbosa, 24 anos, mostra sua coleção de DVDs de filmes de ação: são cerca de 400 títulos
Marcus Barbosa, 24 anos, mostra sua coleção de DVDs de filmes de ação: são cerca de 400 títulos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil