Correio da Bahia

Exposições também são destaque na Flipelô

-

Além da literatura e da música, a segunda edição da Festa Literária Internacio­nal do Pelourinho, a Flipelô, dá destaque às artes visuais com uma série de exposições gratuitas.

A maior parte das mostras que compõem a programaçã­o será aberta ao público amanhã e segue em cartaz até o dia 31 de agosto. A Igreja do Rosário dos Pretos, por exemplo, recebe duas delas: Coisa de Preto, do padre José Paulino, e Africanida­des, de Rose Mafalda.

A Galeria Solar do Ferrão também recebe duas exposições: A Missa, do fotógrafo baiano Robério Braga, que registrou o trançado dos cabelos de diversas pessoas negras em igrejas barrocas do Centro Histórico de Salvador; e Poesia É Coisa de Mulher, dedicada à escritora baiana Myriam Fraga.

Já na Casa 47, ao lado da Fundação Casa de Jorge Amado, será aberta, no Espaço Zélia Gattai, a exposição Talentosa Graças a

Deus, em homenagem à escritora.

Há outras exposições que ocupam espaços do Centro Histórico e também foram incorporad­as à Flipelô+, a programaçã­o paralela da festa.

A Galeria Fundação Pierre Verger, no Portal da Misericórd­ia, abriga a mostra A Chegada de Verger na Bahia, com visitação gratuita das 10h às 17h, até novembro. Com curadoria de Alex Baradel, a exposição é composta por 31 imagens que mostram um pedaço do cotidiano visto pelo fotógrafo francês ao chegar à Bahia, em 1946.

Salvador era outra cidade, bem diferente do cenário que se vê hoje, com detalhes únicos que marcaram um tempo especial da capital. Todas as fotografia­s são originais, ou seja, ampliações analógicas feitas a partir do negativo.

A Casa do Carnaval também entrou no circuito e, até domingo, os visitantes poderão desfrutar do espaço que reúne itens da festa baiana e conta a história da folia, sem a cobrança do ingresso - que custa, nos demais dias, R$ 30 (inteira). A exposição permanente de esculturas, adereços, vídeos e áudios, que contam de maneira interativa a história do Carnaval, funciona das 11h às 18h.

Já a Biblioteca Anísio Teixeira expõe, das 9h às 12h, as redações e poemas dos alunos vencedores do IV Concurso para Escritores.

 ??  ?? Exposição A Missa, de Robério Braga: trançado em igrejas barrocas
Exposição A Missa, de Robério Braga: trançado em igrejas barrocas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil