Correio da Bahia

Gil comanda um programa pela primeira vez na televisão

- * O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DO CANAL BRASIL

Uma das atrações especiais do aniversári­o do Canal Brasil, que completa 20 anos em setembro, a série Amigos, Sons e Palavras tem 11 episódios e traz Caetano Veloso como convidado de Gilberto Gil na estreia dia 21. Já na abertura do programa, Gil interpreta Ok, Ok, Ok. Além dos motivos que inspiram a composição, eles conversam sobre o ato de envelhecer.

“Eu disse que ia usar uma das frases famosas de Dona Canô: ‘Quem não morre envelhece’. É uma frase muito simples e natural, mas sábia, que denota essa necessidad­e que temos que é estabelece­r um diálogo profundo entre a finitude e a plenitude do viver, que em geral está muito associada à juventude, quando não pensamos na morte”, explicou. Amigos, Sons e Palavras, que estreia no dia 21 de agosto, às 21h30, será uma das atrações especiais do aniversári­o do Canal Brasil, que completa 20 anos em setembro. A série é um flagrante do pensamento de Gilberto Gil, a partir de conversas intimistas com amigos sobre assuntos atemporais.

A abertura musical é personagem central de Amigos, Sons e Palavras, que tem direção da baiana Letícia Muhana e Patrícia Guimarães. A cada um dos 11 episódios da temporada, canções clássicas ou inéditas de Gil dão as boas-vindas aos convidados e já embalam o papo.

No primeiro episódio, Gil conversa com o amigo de longa data Caetano Veloso. Na abertura, ele apresenta a inédita Ok, Ok, Ok. “O artista tem que estar acima do muro”, diz Caetano, sobre a letra provocador­a da canção, do ponto de vista artístico. Legado e opinião também são temas presentes no papo puxado pela música.

“O mundo está muito polarizado atualmente e isso vem muito de uma sensação de não pertencime­nto aos padrões que temos hoje em dia, onde você deve seguir um grupo para se sentir aceito”, acrescenta.

Com o ator e conterrâne­o Lázaro Ramos, o bate-papo com Gilberto Gil vai ser sobre africanida­de; o encontro com Dráuzio Varella vai render uma pensata sobre a vida e a morte. E por aí vai. Gil recebe ainda Alexa Atala, Fernando Grostein, Juca Kfouri, Fernanda Torres, Maria Ribeiro, Renata Loprete, Fernando Henrique Cardoso e o médico Roberto Kalil.

“Essa é daquelas séries que marcam pra sempre a biografia de uma profission­al. Desenhar, junto com Gil, ao lado da Patricia e da Flora, um projeto que traz, através das conversas com amigos, o pensamento exuberante de um artista que tem tanto pra nos contar, foi um privilégio gigante. Em tempos como os de hoje, Amigos, Sons e Palavras é conteúdo fundamenta­l, um bálsamo para corações e mentes brasileiro­s”, complement­a Letícia Muhana.

 ??  ?? Caetano Veloso é o convidado de Gilberto Gil na estreia do programa Amigos, Sons e Palavras, dia 21
Caetano Veloso é o convidado de Gilberto Gil na estreia do programa Amigos, Sons e Palavras, dia 21
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil