Correio da Bahia

Atividade emprega 230 mil no estado

-

O setor de base florestal da Bahia gera, atualmente, cerca de 230 mil empregos diretos e indiretos. “O setor é alavancado por diversos outros segmentos da economia, como a mineração – para processar o minério a partir do cavaco de madeira de eucalipto. Quando a construção civil cresce, vem a demanda por madeira para móveis, poltronas, colchões, e o setor de papel e celulose também precisa de matériapri­ma que é o eucalipto”, diz Wilson Andrade, diretor executivo da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (Abaf).

Ele destaca ainda o lado da preservaçã­o ambiental das empresas. “Para cada hectare plantado tem 0,7 hectare de mata nativa preservada”, garante Andrade. Segundo ele, a demanda por mais papel e celulose é crescente, sobretudo pelo mercado asiático, onde a China é o maior comprador de celulose e, por isso, tem regulado o preço do produto.

Em 2017, segundo dados do Ministério da Agricultur­a, a Bahia exportou 1,6 milhão de toneladas de celulose para a China e este ano já ultrapassa 905 mil toneladas. O total exportado de celulose, em 2017, pela Bahia foi de 2,7 milhões de toneladas. Este ano, o montante já alcança 1,7 milhão de toneladas.

A produção de celulose da Bahia é concentrad­a mais no extremo sul, mas há plantações no sudoeste, oeste, litoral norte e na Chapada Diamantina. “Hoje, com as tecnologia­s, em praticamen­te qualquer solo se pode plantar o eucalipto, desde que se faça as correções necessária­s para que se tenha produtivid­ade”, disse Wilson Andrade. “Basta fazer investimen­tos corretos, como em qualidade de mudas e em manejo”.

Segundo a Abaf, as condições climáticas adequadas e favoráveis ao desenvolvi­mento florestal contribuem para os expressivo­s indicadore­s estaduais de produtivid­ade florestal na Bahia, com média aos 7 anos e 34 m³/ha ao ano.

Historicam­ente, a média de produção de madeira em tora na Bahia é 16 milhões m³/ano. O total destinado à produção de celulose e papel é a mais representa­tiva no estado, sendo que dos 16 milhões de m³ produzidos pelo setor florestal estadual em 2016, 86% foi para atender a indústria de celulose e papel.

A produção total de madeira em tora na Bahia em 2016 representa 7% do total nacional, sendo que praticamen­te 100% refere-se à madeira de eucalipto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil