Correio da Bahia

Tensão com avanço de Haddad

-

A combinação entre o cenário externo adverso e a apreensão com o quadro eleitoral doméstico levou o dólar à sua terceira alta consecutiv­a, ontem, com as cotações testando novos patamares. A moeda americana chegou a ser negociada acima de R$ 3,95 pela manhã, mas reduziu o ritmo e fechou aos R$ 3,9142 no mercado à vista, com alta de 0,29%. No acumulado da semana, o avanço do dólar sobre o real foi de 4,23%.

O Ibovespa iniciou a sessão de negócios bastante prejudicad­o, mas, sob influência da melhora dos índices das bolsas americanas, no meio da tarde, conseguiu encerrar o pregão defendendo o suporte dos 76 mil pontos. A queda foi de 1,03%, aos 76.028,50 pontos. As perdas acumuladas somam 0,63% na semana, chegando a 4,03% em agosto.

Para Glauco Legat, analista-chefe da corretora Spinelli, o desempenho do Ibovespa foi muito mais pautado por questões internas do que externas. Nesse conjunto de fatores que influencia­ram o apetite por risco, o especialis­ta em renda variável coloca tanto as pesquisas de intenção de voto quanto notícias no plano corporativ­o que pesaram sobre os papéis.

Legat cita sondagem divulgada ontem na qual o candidato tucano Geraldo Alckmin se mantém estagnado enquanto Fernando Haddad, eventual substituto do ex-presidente Lula na cabeça de chapa do PT, avança.

O estudo de ontem foi o primeiro divulgado pela XP Investimen­tos após a definição dos candidatos. No cenário em que o nome de Lula não é considerad­o, Jair Bolsonaro (PSL) lidera, com 23% dos votos. Marina (Rede) é a segunda, com 11%. Alckmin tem 9%; Ciro Gomes (PTB) 8% e Haddad, 7%. O nome do ex-prefeito de São Paulo apresentou alta de 4 pontos percentuai­s.

O percentual de votos em Haddad cresceu de 13% para 15% num cenário em que ele é identifica­do como um candidato apoiado por Lula. A pesquisa da XP foi conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

 ??  ?? Fernando Haddad (centro) será o substituto, caso Lula seja impedido
Fernando Haddad (centro) será o substituto, caso Lula seja impedido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil