Correio da Bahia

Baile dos Sonhos

- TAILANE MUNIZ

Vitória de Lima completou 15 anos no início do mês, mas muito antes disso, aos 13, já pensava em como seria seu baile de debutante. Pesquisou roupa, vestido e penteados ainda que soubesse que a família não teria condições de arcar com os custos do dia de princesa.

O sonho de Vitória, que parecia distante, se realizou ontem, quando a garota e outras 14 adolescent­es, todas portadoras de câncer, foram agraciadas com o Baile Sonho de Menina - idealizado pela cerimonial­ista Rita Toquarto. A festa, realizada no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, recebeu cerca de 300 convidados. Cada debutante pôde levar 15 pessoas, entre familiares e amigos.

Vitória, que se locomove com o auxílio de uma cadeira de rodas, estava radiante. “Nenhuma palavra que eu diga vai traduzir o significad­o desse dia para mim. Meu coração quase sai pela boca porque eu sempre quis muito, mas é tanto dinheiro, né?”, indagou a menina.

Mãe da adolescent­e, a dona de casa Leidjane de Lima, 44, contou que é como se estivesse completand­o 15 anos, também. “Era algo que eu não alimentava para não frustrar ela. Nós fomos muito abençoadas e agora é só curtir esse dia, que vai ser lembrado para sempre. Tenho até medo de acordar do sonho”, disse, emocionada.

Emoção, aliás, é a expressão que pode traduzir uma outra debutante. Camila Bessa Alves, que já tem 15 anos. Um mês após completar o tão sonhado 15º aniversári­o, em março, a menina recebeu a notícia de que realizaria seu sonho de menina.“Eu não acreditei. Sabe sonho? Acho que é um sonho e eu vou acordar nestante”, comentou, aos risos.

Natural de Xique-Xique, no Nordeste do estado, a adolescent­e faz tratamento no Hospital Aristides Maltez, em Brotas, não escondeu a felicidade por ter andado de limousine. “Onde que eu ia imaginar algo assim? Nunca. Eu tô muito, mas muito emocionada com tudo isso”, completou.

A realização do sonho de Camila, Vitória e das outras meninas é parte de uma iniciativa que a cerimonial­ista Rita Torquato, que se especializ­ou em bailes de debutantes, teve há cerca de sete anos.

“Eu estava em uma das festas e uma garotinha que trabalhava de flanelinha entrou e ficou enlouqueci­da. Nunca vou esquecer dela falando: ‘tia, isso aí não é para mim, mas é lindo demais, não é?’, então eu fiquei pensando e, graças aos nossos parceiros, seguimos realizando sonhos de meninas em situação de risco social”, comentou.

O baile, que está na sétima edição, conta com o apoio de 50 parceiros que contribuem tanto doando serviços, quanto produtos. “O mais bacana é que nós não pegamos em dinheiro para nada. E é lindo, é uma realização para mim, também”, contou. Ainda de acordo com a cerimonial­ista, o evento é programado com seis meses de antecedênc­ia.

Antes da festa, as 15 debutantes - acompanhad­as de suas mães -, passam a tarde no salão, como toda princesa que se preze, cuidando dos cabelos e maquiagem. As meninas, que também ganharam trajes dignos da realeza, são atendidas pela Santa Casa da Bahia, Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (Gacc-Ba), além dos hospitais Aristides Maltez e Martagão Gesteira.

Faz dois anos que a adolescent­e Nara Dourado, 14, vive os dias com mais intensidad­e. A necessidad­e de aproveitar a vida veio junto com o diagnóstic­o de leucemia, aos 12 anos. Prestes a completar o

15º aniversári­o, em 28 de outubro, Nara também teve o sonho de debutante realizado. E como toda princesa tem seu par, Nara e suas companheir­as dividiram o príncipe Alessandro Timbó, escolhido de 2018 para daçar a valsa.

Em fase de regressão da doença, a menina era só alegria. “É a realização de um sonho. Acho que uma festa de 15 anos é o sonho de toda menina, não é?”, disse, animada.

Para Camile Santos, que só completa 15 anos em novembro, a realização também veio antecipada. A menina, que se trata há seis meses no Martagão Gesteira, disse que vai ser a primeira da família a festejar o momento. “Uma realização não só para mim, mas para toda a minha família”.

 ??  ?? Vitória de Lima com o príncipe do ano, o apresentad­or Marcelo Timbó: momento mais aguardado
Vitória de Lima com o príncipe do ano, o apresentad­or Marcelo Timbó: momento mais aguardado
 ??  ?? Nara Dourado, 14 : festa antecipada e muita alegria
Nara Dourado, 14 : festa antecipada e muita alegria
 ??  ?? Festa incluiu tarde no salão, vestido e 15 convidados
Festa incluiu tarde no salão, vestido e 15 convidados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil