Correio da Bahia

Atenção aos momentos em família, diz pedagoga

- ANA CAROLINA ANDRADE LEAL É PEDAGOGA COM ESPECIALIZ­AÇÃO EM PSICOPEDAG­OGIA CLÍNICA E INSTITUCIO­NAL. TRABALHA NA ESCOLA LÍCIA MARIA ALVES PINHO, NA PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE

Eu tive conhecimen­to dessa corrente Momo através do grupo de mães da escola onde minha filha estuda (educação infantil).

Me fez lembrar o caso da Baleia Azul (supostamen­te criado na Rússia e composto por 50 desafios propostos a adolescent­es). É preocupant­e, pois as crianças e jovens de hoje têm acesso às mídias eletrônica­s com muita facilidade e, na maioria das vezes, sem nenhum tipo de supervisão. Tenho visto crianças do meu convívio que, com 8, 9 anos de idade, já têm seu próprio aparelho de celular.

Somando-se a isso, tem também o fato de muitos pais deixarem seus filhos sozinhos e por longos períodos em frente a um celular, computador ou TV, com a desculpa de que estão sem tempo, ocupados, cansados e sem se preocupare­m com os perigos da internet, mesmo sabendo que eles existem.

Trabalho numa escola municipal de São Francisco do Conde e acredito que, por causa da realidade em que eles vivem, não tenham facilidade de acessar as mídias eletrônica­s. Por isso, não vi ainda nenhum aluno comentar sobre o assunto.

Mas aconselho os pais a dar mais valor e atenção aos momentos em família. Conversem com seus filhos, orientem e, principalm­ente, fiquem atentos aos sinais (mesmo que sutis) de mudança de comportame­nto, sono, de apetite e de aprendizag­em e nunca deixem seus filhos terem acesso às mídias sem supervisão. Busquem ajuda de um profission­al especializ­ado caso percebam que, sozinhos, não terão condições de ajudar seus filhos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil