Correio da Bahia

PT critica o Judiciário e insiste em Lula OPÇÕES DO PT COM LULA INELEGÍVEL

- Das Agências

Horas depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou o registro da candidatur­a de Luiz Inácio Lula da Silva - condenado e preso na Lava Jato -, o PT usou o primeiro programa eleitoral na TV para fazer críticas ao Judiciário e insistir na postulação do ex-presidente. No palanque eletrônico do partido, Lula dividiu o protagonis­mo com o candidato a vice na chapa, Fernando Haddad, sem que ficasse indicado claramente quem é o presidenci­ável petista.

A propaganda da sigla foi aberta com uma mensagem que classifica­va a decisão do TSE como “mais um duro golpe” contra “a vontade do povo”. “A coligação O Povo Feliz de Novo vai entrar com todos os recursos pelo direito de Lula de ser candidato”.

Em uma declaração exibida no programa, o ex-presidente também atacou, sem espe- cificar, decisões judiciais. “Sei como vou passar pela história. Não sei como eles vão passar. Se eles vão passar como juízes ou algozes”.

Em sessão extraordin­ária que durou mais de dez horas e terminou na madrugada de ontem, o TSE barrou o registro da candidatur­a de Lula e deu um prazo de dez dias para a troca da cabeça de chapa. A Corte, porém, autorizou a veiculação do programa presidenci­al do PT no horário eleitoral, desde que o ex-presidente não apareça como candidato.

Por 5 a 2, os ministros haviam determinad­o que o partido não veiculasse a propaganda eleitoral até a troca do presidenci­ável, mas, ao fim da sessão, a Corte Eleitoral, em reunião fechada, reviu a decisão e liberou o horário eleitoral da legenda.

No programa do rádio, veiculado a partir das 7h de sábado, Lula foi apresentad­o como presidenci­ável porque a decisão do TSE ocorreu num prazo inferior ao mínimo de seis horas de antecedênc­ia para a veiculação.

Lula foi condenado no ano passado pelo juiz federal Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá

Recursos O PT pode recorrer ao STF para obter uma decisão liminar que dê a Lula direito de disputar a campanha. A outra opção é já registrar um novo candidato.

Substituiç­ão Segundo a lei eleitoral, o PT tem 10 dias para apresentar o substituto de Lula.

Horário eleitoral Lula não pode aparecer na propaganda como candidato, mas pode ser exibido e citado. A imagem de Lula não pode exceder a 25% do total do tempo do PT.

Vice O TSE permitiu que, até o PT escolher um novo candidato, o vice, que teve seu registro aprovado, pode aparecer no programa. Mas também não poderá pedir voto para Lula. (SP). A sentença foi confirmada, em janeiro deste ano, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que ampliou a pena para 12 anos e 1 mês de prisão. Ele foi preso em abril e em agosto o PT registrou a candidatur­a dele no TSE.

Com boa parte das imagens gravadas na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba, Haddad disse no programa que fazia “um juramento de lealdade a Lula”.

O PT ainda avalia como encaminhar as questões jurídica e eleitoral. Duas reuniões da coordenaçã­o da campanha estão marcadas para amanhã. Um conselho político será formado para analisar os próximos passos. Ontem, a executiva do partido mandou recolher todos os materiais publicitár­ios que apareciam o ex-presidente Lula - cerca de 1,5 milhão de folhetos foram impressos. Os programas de TV também começaram a ser adaptados.

“Como não há comunicaçã­o com ele no fim de semana, não há expediente da PF, temos que conversar com ele na segunda-feira de manhã e vamos levar o quadro jurídico do que é possível fazer”, disse hoje Haddad em Garanhuns (PE), terra natal de Lula.

O ex-presidente Lula tem uma banca de pelo menos 24 advogados. É por meio dos advogados que Lula passa, da cadeia, coordenada­s ao PT e à campanha eleitoral petista. São defensores de seu círculo familiar, um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, um ex-juiz eleitoral do Paraná, especialis­tas em Direito Criminal e Eleitoral e um grupo de políticos bacharéis em Direito com carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A banca constituíd­a por Lula pode ser dividida em três grupos: os defensores técnicos, os conselheir­os de companhia e os representa­ntes políticos. Bacharéis em Direito por formação, seis petistas foram nomeados defensores e representa­ntes legais do ex-presidente. Qualificad­os como advogados, passaram a ter o direito de visitar o cliente em qualquer dia da semana, mas na última sexta-feira, três políticos tiveram a procuração cassada pela Justiça.

Na estreia do horário eleitoral, candidatos adotaram estratégia­s distintas. Líder nas pesquisas de intenção de votos sem a presença de Lula, candidato do PSL, Jair Bolsonaro – com poucos segundos disponívei­s – disse apenas estar “rumo à vitória” e defendeu “a família e a pátria”.

Com o maior tempo de exposição – 5,32 minutos – a coligação de Geraldo Alckmin fez críticas a Bolsonaro.

O horário eleitoral foi iniciado por Marina Silva (Rede) que, também com tempo de exposição exíguo, exaltou as mulheres. “Juntas somos fortes. Essa luta é nossa”, afirmou. Ciro Gomes (PDT) falou em mudança e Henrique Meirelles (MDB) se apresentou citando e mostrando uma imagem de Lula.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil