Correio da Bahia

Casarões atingidos não são tombados

-

Os três casarões incendiado­s na Baixa dos Sapateiros não estão tombados nem pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e nem pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) - apesar de serem considerad­os pelos órgãos imóveis históricos.

Em nota ontem, o Iphan informou que técnicos do instituto estão no local para avaliar os estragos. “Os casarões que foram incendiado­s não são tombados individual­mente e ficam fora da área tombada no Centro Histórico de Salvador. Ainda assim, os técnicos do Iphan-BA já estão no local, por solicitaçã­o da Defesa Civil, dando apoio aos trabalhos, por serem imóveis históricos”, disse o órgão.

O Corpo de Bombeiros é o responsáve­l por emitir o auto de vistoria - documento conhecido como AVCB. Ficam a cargo do órgão os projetos de segurança dos prédios. O CORREIO procurou a assessoria para saber sobre as ocorrência­s de incêndio na capital e se os casarões possuíam essa documentaç­ão, mas não obteve retorno.

A Sedur do município informou, por sua vez, que, em agosto, foram notificado­s cerca de 30 imóveis no Centro Histórico para apresentar o laudo de manutenção predial. Essa manutenção deve ser realizada a cada cinco anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil