Correio da Bahia

24h Dano irreparáve­l

-

Mais uma área de preservaçã­o baiana está sendo consumida pelas chamas. Dessa fez, o fogo atingiu a Serra do Tromba, em Piatã, na Chapada Diamantina, que enfrenta há três dias um incêndio de grandes proporções. O cenário fica pior porque as cerca de 50 pessoas, entre brigadista­s voluntário­s e homens do Corpo de Bombeiros da Bahia que lutam para apagar o fogo, não têm acesso ao local por via terrestre.

Até o início da noite de ontem, as equipes continuava­m o trabalho de combate às chamas, que tiveram início no pé da serra e depois se espalharam, auxiliadas pelo tempo seco, altas temperatur­as (cerca de 38°C), baixa umidade e ventos fortes.

O local é onde estão as nascentes do Rio de Contas, que passa por 14 cidades da Bahia até desaguar no mar, em Itacaré, no Sul do estado. De responsabi­lidade do estado da Bahia, ele é chamado de Área de Relevante Interesse Estadual Nascente do Rio das Contas, e tem 4.777 hectares, entre as cidades de Piatã e Abaíra.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), ainda não se sabe o tamanho da área atingida e nem o dano causado à fauna e à flora. As nascentes, até onde se sabe, não foram atingidas pelo fogo, que está sendo combatido com o auxílio de um helicópter­o do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar.

“A Brigada Voluntária relatou a dificuldad­e de acesso e a complexida­de do incêndio, que iniciou na base da serra e subiu com velocidade”, disse um comunicado oficial da Sema.

As causas do incêndio ainda serão investigad­as. “Estamos monitorand­o a situação junto ao Corpo de Bombeiros e equipe do Inema (órgão ambiental estadual) para garantir ações estratégic­as rápidas que minimizem danos ambientais. Chamamos a atenção para cuidados de prevenção aos incêndios florestais que se acentuam a partir dos próximos meses”, completou o comunicado da Sema.

2016 Um incêndio de grandes proporções atingiu mais de 230 hectares na Serra das Almas, em Rio de Contas. As chamas foram descoberta­s no dia 31 de outubro. A área mais prejudicad­a foi no distrito de Mato Grosso, que fica entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.

2017 Uma área de mais de 600 hectares do Parque Natural Pico das Almas, em Rio das Contas, foi destruída pelas chamas em março. A Secretaria de Meio Ambiente da cidade informou que o fogo atingiu vegetação de nascentes de rios, como o Paramirim, e matou animais.

 ??  ?? Brigadista­s da Brigada Voluntária Altitude Ambiental e do Corpo de Bombeiros da Bahia combatem o fogo
Brigadista­s da Brigada Voluntária Altitude Ambiental e do Corpo de Bombeiros da Bahia combatem o fogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil