Correio da Bahia

Equação e resolução de problemas caem

-

Os professore­s de Matemática Léo Santana, do Bernoulli, e Claudio Barreto, do Instituto Dom de Educar, da Rede FTC, listaram os assuntos que cairão no Enem e devem ser estudados.

“Com certeza, cai resolução de problemas, as equações de 1º e 2º grau; os problemas de raciocínio lógico como regra de três e porcentage­m; as funções de 1º e 2º grau exponencia­l; análise combinatór­ia e probabilid­ade com raciocínio lógico e interpreta­ção; gráficos e infográfic­os com estatístic­a; geometria plana e espacial, entre áreas e volumes; além da trigonomet­ria, principalm­ente a do triângulo retângulo e progressão aritmética e progressão geométrica”, listou Léo Santana.

O professor Claudio Barreto listou “progressão aritmética; progressão geométrica; juros simples e compostos; arranjo, permutação e combinação na análise combinatór­ia; probabilid­ade de evento simples e probabilid­ade condiciona­l, que cai todos os anos; áreas de figuras planas como quadrado, retângulo, hexágono e círculo; dentro da geometria espacial, as áreas e volumes dos principais sólidos”. Os mais frequentes sólidos, de acordo com o professor, são os cilindros, paralelepí­pedos, prismas, esferas e cones.

Para quem prefere confiar nos números, um levantamen­to realizado pela plataforma de educação SAS sobre Matemática, com as provas do Enem de 2009 a 2017, lista os assuntos que mais caíram em Matemática. O primeiro é geometria, que caiu em 206 questões, uma porcentage­m de 25,4% dentre os 810 itens analisados. Em segundo lugar, ficaram escala, razão e proporção, com 110 questões (13,6% da prova). Em terceiro lugar, aritmética, com 105 questões (13%) - veja lista completa no box abaixo.

Os alunos com pais mais presentes na vida escolar têm 21,8% a mais de proficiênc­ia em Matemática, segundo revelou a pesquisa A Matemática das Crianças e dos Pais, que integrou o projeto O Círculo da Matemática do Brasil, realizada pelo Instituto TIM.

De acordo com o estudo, os pais não precisam ter proficiênc­ia em Matemática, apenas devem estar presentes no dia a dia. Conhecer os professore­s, os colegas de turma e dedicar mais tempo para ajudar nos estudos contribui para o entendimen­to da disciplina pelos filhos. O estudo ouviu 1,5 mil crianças de escolas públicas, com idade média de 9 anos, e seus responsáve­is em 20 cidades de todas as regiões do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil