Triun­fo no su­fo­co

Correio da Bahia - - Esporte - Es­ta­dão Con­teú­do

De­pois de ba­ter o Egi­to em sua es­treia, a se­le­ção bra­si­lei­ra ob­te­ve a se­gun­da vi­tó­ria no Mun­di­al Mas­cu­li­no de Vô­lei ao der­ro­tar a Fran­ça por 3 sets a 2, com par­ci­ais de 25/20, 25/20, 21/25, 23/25 e 15/12, on­tem. A par­ti­da foi dis­pu­ta­da em Ru­se, na Bul­gá­ria.

O fran­ce­ses são os atu­ais vi­ce-cam­peões da Li­ga das Na­ções, com­pe­ti­ção que subs­ti­tuiu no calendário da modalidade a an­ti­ga Li­ga Mun­di­al, na qu­al a Fran­ça tam­bém fi­cou com o tí­tu­lo em 2015 e 2017.

Os dois pri­mei­ros sets fo­ram anor­mais, com o Bra­sil fe­chan­do em du­plo 25/20 com fa­ci­li­da­de. Na ter­cei­ra par­ci­al, a Fran­ça fez mu­dan­ças e apos­tou no seu po­der de sa­que, abrin­do 4/1 no pla­car. O Bra­sil igua­lou a dis­pu­ta, mas não di­mi­nuiu a van­ta­gem do ad­ver­sá­rio. Os fran­ce­ses fe­cha­ram com 25/21.

O quarto set foi dis­pu­ta­do. A Fran­ça teve van­ta­gem de 7/3, mas o Bra­sil chegou ao 9/9, com di­rei­to a bo­ni­to blo­queio sobre Nga­peth. Em no­vo blo­queio, com Lip, a se­le­ção bra­si­lei­ra pas­sou a li­de­rar o pla­car em 12/11. Os fran­ce­ses re­to­ma­ram a fren­te em 18/17 e fe­cha­ram em 25/23.

As mai­o­res emo­ções es­ta­vam re­ser­va­das para o set fi- nal. Li­de­ra­dos por Nga­peth, os fran­ce­ses es­ti­ve­ram na fren­te do pla­car com 8/6, mas Wal­la­ce, Lip e Mau­ri­cio fo­ram de­ci­si­vos para o triun­fo bra­si­lei­ro. O Bra­sil vi­rou o pla­car, após es­tar per­den­do por 12 a 11.

Wal­la­ce ter­mi­nou o duelo co­mo prin­ci­pal des­ta­que bra­si­lei­ro, com 20 pon­tos, en­quan­to o mai­or pon­tu­a­dor do jo­go foi Nga­peth, com 22. O Bra­sil con­ta­bi­li­zou 18 pon­tos de blo­queio, a me­lhor mar­ca do ti­me na­ci­o­nal nes­te fun­da­men­to des­de quan­do Re­nan as­su­miu o co­man­do da se­le­ção co­mo subs­ti­tu­to de Ber­nar­di­nho.

A equi­pe bra­si­lei­ra vol­ta a jo­gar pe­lo Mun­di­al ama­nhã, às 14h30, con­tra a Ho­lan­da. O Bra­sil ain­da vai en­fren­tar o Ca­na­dá, na se­gun­da-fei­ra, e a Chi­na, na ter­ça-fei­ra, pe­la pri­mei­ra fa­se. O bra­si­lei­ro Ju­lio Al­mei­da con­quis­tou uma me­da­lha de ou­ro no Mun­di­al de Ti­ro Es­por­ti­vo, que es­tá sen­do re­a­li­za­do em Changwon, na Co­reia do Sul. On­tem, ele ven­ceu a pro­va de pis­to­la 25 me­tros de fo­go cen­tral, uma dis­pu­ta que não faz par­te do pro­gra­ma olím­pi­co.

Ju­lio Al­mei­da, de 48 anos, re­pre­sen­tou o Bra­sil em du­as edi­ções dos Jo­gos Olím­pi­cos. E tam­bém já pos­suía qua­tro me­da­lhas em Mun­di­ais. Ele fa­tu­rou três na edição de 2010, em Mu­ni­que, sen­do elas ou­ro por equi­pe e pra­ta in­di­vi­du­al na pro­va de fo­go cen­tral, e um bron­ze in­di­vi­du­al na pro­va de pis­to­la stan­dard. Além dis­so, tam­bém le­vou um bron­ze por equi­pes, tam­bém no fo­go cen­tral, em 2015.

Ju­lio fez 591 pon­tos e es­ta­be­le­ceu no­vos recordes das Amé­ri­cas e Sul-Ame­ri­ca­no, dei­xan­do para trás o ale­mão Ch­ris­ti­an Reitz, que em 2016 fa­tu­rou uma me­da­lha de ou­ro na pis­to­la rá­pi­da 25m na Olim­pía­da. O ucra­ni­a­no Pa­vlo Ko­rosty­lov ter­mi­nou em ter­cei­ro.

Li­pe en­ca­ra o blo­queio da Fran­ça. Equi­pe bra­si­lei­ra vol­ta a jo­gar no Mun­di­al de vô­lei ama­nhã, con­tra a Ho­lan­da

Ju­lio mos­tra a me­da­lha de ou­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.