OQUEÉ IN­TE­LI­GÊN­CIA AR­TI­FI­CI­AL?

Correio da Bahia - - Mais -

Conceito In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­ci­al (IA) é o ra­mo da in­for­má­ti­ca que cri­a­má­qui­nas in­te­li­gen­tes há­beis em si­mu­lar a ca­pa­ci­da­de hu­ma­na de apren­der, ra­ci­o­ci­nar, per­ce­ber e tomar de­ci­sões de for­ma ra­ci­o­nal para re­sol­ver pro­ble­mas;

Obras da literatura e do ci­ne­ma ge­ral­men­te re­pre­sen­tam a In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­ci­al co­mo a vilã que vai do­mi­nar a hu­ma­ni­da­de, em um ce­ná­rio de fu­tu­ro, em al­guns ca­sos, apo­ca­líp­ti­co. Na vida fo­ra dos livros e fil­mes, o prog­nós­ti­co dos es­pe­ci­a­lis­tas mais pes­si­mis­tas é de que o ad­ven­to das má­qui­nas “pen­san­tes” tor­na­rá os hu­ma­nos ob­so­le­tos; enquanto os mais oti­mis­tas en­xer­gam a IA co­mo ali­a­da no de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no.

Para o pro­fes­sor Leonardo Almeida, a tec­no­lo­gia por trás da IA se as­se­me­lha à on­da do mar. Por mais que se ten­te con­tê-la, uma ho­ra ela invade pro­fis­sões, for­çan­do as pes­so­as a mu­da­rem.

“Foi as­sim co­mo os da­ti­ló­gra­fos, as te­le­fo­nis­tas ou os acen­de­do­res de pos­tes. A tec­no­lo­gia che­gou e es­tas pro­fis­sões dei­xa­ram de exis­tir, mas sur­gi­ram novas pro­fis­sões. Acre­di­to que a tec­no­lo­gia sem­pre vai ser ali­a­da do ser hu­ma­no. Mes­mo qu­an­do ela ti­ra as pes­so­as das po­si­ções de con­for­to, es­tá con­tri­buin­do para a evo­lu­ção e for­çan­do ao aper­fei­ço­a­men­to”.

O Fórum Agenda Bahia é uma re­a­li­za­ção do CORREIO, com pa­tro­cí­nio da Re­vi­ta e Oi, e apoio ins­ti­tu­ci­o­nal da pre­fei­tu­ra de Sal­va­dor, Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as da Bahia (Fi­eb), Fun­da­ção Roc­ke­fel­ler e Re­de Bahia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.