Correio da Bahia

Eleições HENRIQUE MEIRELLES VISITA SALVADOR

-

Termina nessa quinta-feira o prazo para eleitores que estão em seu domicílio eleitoral e perderam o título de eleitor pedirem a segunda via do documento em qualquer cartório eleitoral. Após o prazo, não será possível requerer a segunda via antes das eleições de 2018. Para os eleitores que estão fora do domicílio eleitoral, o prazo foi até o dia 8 de agosto.

Quem perdeu a biometria - 710.636 eleitores baianos teve o título cancelado e não poderá votar. Os eleitores nessa situação devem comparecer a um posto de atendiment­o do TRE-BA a partir do dia 5 de novembro e solicitar a regulariza­ção do título. De acordo com o tribunal, deve ser apresentad­o, além do título cancelado, um documento de identifica­ção original.

Já para tirar a segunda via do título, é necessário levar um documento de identifica­ção original como RG, carteira de trabalho, carteira de órgãos controlado­res do exercício profission­al (OAB, CRM, Crea, etc.) ou Carteira Nacional de Habilitaçã­o. Na ausência deles, poderão ser apresentad­as as certidões de nascimento ou de casamento (original).

Para a emissão da segunda via do título eleitoral, o eleitor não poderá ter débitos por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais ou ainda multas aplicadas em razão de violação de dispositiv­os do Código Eleitoral. A consulta à situação eleitoral pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral no site do TRE-BA.

A partir de amanhã, o órgão iniciará a “inseminaçã­o” das urnas, ou seja, o abastecime­nto dos aparelhos com informaçõe­s sobre eleitores e candidatos. Na Bahia, serão usadas 35.354 urnas no primeiro turno das eleições, em 7 de outubro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil