Correio da Bahia

FIQUE ATENTO

-

As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) abrirão duas horas mais cedo, hoje e amanhã, para pessoas com menos de 60 anos, cotistas do PIS, que ainda não resgataram seu benefício. Na Bahia, o horário especial irá contemplar as agências localizada­s no sul do estado, que irão funcionar das 8h às 15h, exceto as unidades de Itabuna e Ilhéus, que funcionarã­o de 9h às 16h.

O prazo para o saque termina esta semana. De acordo com a Caixa, exceto nas regiões em que esse horário não for a melhor condição de atendiment­o aos clientes, o critério será definido pela superinten­dência local.

As pessoas que ainda não fizeram o saque podem consultar a página do banco na internet (www.caixa.gov.br/cotaspis) para saber quanto têm para receber. Caso o dinheiro já tenha sido creditado em conta, o site também informará qual a conta e o banco em que foi creditado o PIS.

Segundo a Caixa, a partir de 1º de outubro, “os saques voltarão a ser permitidos somente para os cotistas que atendam a um dos critérios previstos: pessoas com 60 anos ou mais, aposentado­s, herdeiros de cotistas, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por doenças específica­s. Até a última segunda-feira (24), foram pagos R$ 9,6 bilhões aos trabalhado­res cadastrado­s no Fundo PIS/Pasep entre 1971 e 4 de Quem pode sacar? Trabalhado­res cadastrado­s no Fundo PIS/Pasep até 4/10/1988 e que ainda não sacaram o saldo de cotas na conta individual de participaç­ão

Qualis os doumentos necessário­s para o saque? Documento oficial de identifica­ção com foto e número NIS

É possível sacar apenas uma parte da Cota do PIS? Não. O saque é realizado de forma integral. O saque pode ser feito em qualquer canal de atendiment­o da Caixa Econômica Federal outubro de 1988”.

Mais de 4 milhões de pessoas com menos de 60 anos, que possuem o benefício, ainda não resgataram sua cota do PIS, contabiliz­ando R$ 5,7 bilhões disponívei­s para o saque até essa sexta-feira.

Outro canal para consulta do PIS é o aplicativo Caixa Trabalhado­r, disponível para download nas plataforma­s Android e iOS. A ferramenta é gratuita e as informaçõe­s são apresentad­as quando o usuário clica no link “Informaçõe­s cotas do PIS”, informando CPF ou NIS e data de nascimento. Para verificar o valor também deverá ser informada uma senha de internet já cadastrada.

Outras opções são os terminais de autoatendi­mento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntist­as da Caixa, na opção “Serviços ao Cidadão”.

O Banco do Brasil, que paga as cotas do Pasep a servidores públicos, ainda não informou se também antecipará o horário de atendiment­o. A consulta ao Pasep pode ser feita em www.bb.com.br/pasep. O prazo para sacer o Pasep também termina amanhã.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil