Correio da Bahia

Brasil: Bolsonaro segue no primeiro lugar

-

Apesar do avanço das novas mídias na sociedade, na hora de definir os candidatos em quem vão votar, os eleitores indicaram os veículos tradiciona­is e a conversa com familiares e amigos como as principais influência­s no processo de decisão. Quando questionad­os a respeito do assunto, com a possibilid­ade de apresentar até três respostas, 42% dos eleitores indicaram a TV como principal influência para a decisão. Em segundo lugar aparecem as conversas com parentes, amigos e familiares, com 33% do total de respostas. Depois disso, surge o debate entre os candidatos e as notícias veiculadas em jornais, com 31% e 29% do total, respectiva­mente.

A propaganda obrigatóri­a nos veículos de rádio e TV é apontada por 16% dos eleitores como influencia­dora, empatada com o noticiário de rádio e logo atrás do noticiário em portais de notícias na internet, que respondem por 17%, de acordo com o Ibope. Para 11% dos eleitores, nenhum dos meios de informação é eficiente, enquanto 4% indicaram que não tinham intenção de opinar ou não souberam responder.

Na Pesquisa Ibope/TV Bahia, os eleitores tiveram a oportunida­de de avaliar as administra­ções do estado e do governo federal. A administra­ção estadual foi aprovada por 74% dos baianos. Outros 17% reprovaram. Já o governo federal foi aprovado por 4% e desaprovad­o por 92% dos baianos. A pesquisa realizada pelo Ibope para a Confederaç­ão Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem, mostra que Jair Bolsonaro (PSL) estagnou no patamar de 27% das intenções de voto. Ainda assim, ele continua na liderança pela corrida presidenci­al. O candidato do PT, Fernando Haddad, oscilou um ponto e chegou a 21%. Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar, com 12%, e é seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), que obteve 8%, e Marina Silva (Rede) teve 6%.

João Amoêdo, do Partido Novo, aparece com 3%, seguido por Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), ambos com 2%. Guilherme Boulos (PSOL) tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos são 11% e 7% não sabem ou não respondera­m.

Os cenários de segundo turno mostram Haddad com 42% e Bolsonaro com 38%. Quando a disputa é com Marina Silva, Bolsonaro tem 40% e a candidata da Rede, 38%. Contra Bolsonaro, Geraldo Alckmin aparece com 40%, contra 36% do ex-capitão. Já Ciro Gomes venceria com 44% contra 35% de Bolsonaro.

Foram ouvidos 2 mil eleitores em 126 municípios. A margem de erro é dois pontos e a confiabili­dade é de 95%.A pesquisa foi feita nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil