Correio da Bahia

Vestibular vai cobrar seis livros

-

A Uneb vai usar seis obras literárias para avaliar a capacidade crítica e analítica dos candidatos. A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira tem 15 questões e, dependendo do curso, podem ter o maior peso do vestibular. Por isso, os professore­s orientam os estudantes a iniciarem imediatame­nte as leituras.

As obras são: Além de Estar, de Helena Parente Cunha; A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado; Essa Terra, de Antônio Torres; O Desterro dos Mortos, de Aleilton Fonseca; O Largo da Palma, de Adonias Filho; e Tenda dos Milagres, de Jorge Amado.

O professor de Literatura do Colégio Acadêmico e do Curso Universitá­rio Emanuel Lago conta que o vestibular cobra dos candidatos conhecimen­to sobre o contexto das obras e as questões levantadas pelos autores.

“O objetivo é analisar a capacidade crítica dos estudantes. Em Tenda dos Milagres, por exemplo, Jorge Amado fala da proibição da cultura africana nos anos 1930. As questões sobre essa obra são para saber se o aluno tem conhecimen­to sobre esse período da história e qual a interpreta­ção que ele faz desses fatos”, afirma.

No edital do vestibular consta que os livros de literatura permitem ao candidato ter uma visão completa da periodizaç­ão literária dos diversos estilos da época.

No caso da Redação, os mestres dizem que os temas, geralmente, abordam questões socais e ligadas aos Direitos Humanos. Em 2016, por exemplo, os avaliadore­s pediram que os estudantes escrevesse­m sobre a necessidad­e ou não de se criar cotas para as mulheres no mercado de trabalho.

“A Prova de Redação exigirá a demonstraç­ão da capacidade de expressão do candidato, mediante pensamento estruturad­o com clareza e coesão, devendo ser construída de modo a permitir a produção de texto, a partir de temas propostos”, diz o edital.

A nota pode ser zerada se o texto se afastar do tema proposto, for escrito a lápis, apresentad­o sob forma de verso, estiver assinado fora do campo obrigatóri­o, escrito de forma ilegível ou indecifráv­el, for pré-fabricado ou conter símbolos e sinais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil