Correio da Bahia

Preta, pop e poderosa

-

como a faixa que dá nome ao álbum, No Ponto e Lado B.

Para quem acompanha a artista desde a época em que publicava covers de Sam Smith, Djavan e Rihanna no YouTube – antes de assinar com a gravadora Warner Music, em maio de 2016, e de estourar em 2017 com Pesadão – Iza promete algumas versões ainda surpresa na setlist.

“Esse álbum é retrato de muita dedicação, pesquisa e entrega. Quis colocar tudo o que eu mais gosto de cantar nele e um pouco de mim em cada letra. Existem muitas vozes, várias emoções e ritmos que me definem no Dona de Mim. Antes, apresentav­a mais versões do que músicas próprias e agora o repertório será com várias músicas do disco”, antecipa ela, que promete muita dança e troca de figurino.

Essa é a primeira apresentaç­ão da artista após divulgar o clipe de Dona de Mim, hoje. Conhecida por posicionar-se sobre as causas sociais - como feminismo e racismo, e políticas - Iza lançou esta semana seu novo projeto #DonaDeMim. A campanha, que conta com participaç­ão de mulheres que inspiraram o processo de composição do novo trabalho da cantora, foi criada como parte de um movimento para apoiar e dar visibilida­de a mulheres fortes, que enfrentam obstáculos diariament­e.

“Evoluímos bastante, mas ainda temos muito o que conquistar. Como mulher, acredito que a gente ainda é a parcela da população que mais sofre com homicídios e racismo, por exemplo. Gostaria de conseguir cada vez mais oportunida­des para que todas essas mulheres tenham lugares de protagonis­mo também. Costumo sempre lutar pelos meus ideais e passar isso à frente, ser quem eu sou”, destaca Iza.

E foi justamente sendo quem é que ela conquistou uma legião de fãs pelo país e hoje é um exemplo, principalm­ente para as novas gerações. Por isso, ela se apropria do título de ‘diva pop preta’: “Lembro da menina que fui quando era mais nova e sei como é importante me ver nos lugares, me sentir representa­da. Sempre lembro de tudo que passei para poder transmitir uma boa mensagem para as meninas que me têm como inspiração. Acho importante todas saberem que tudo bem ser você mesma e se aceitarem como são”, recorda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil