Correio da Bahia

Começa distribuiç­ão de provas

-

Todo mundo sabe que o Enem não admite atrasos, por isso, as provas dos mais de 5,5 milhões de candidatos já começaram a ser enviadas para os estados mais de um mês antes da aplicação do exame. A distribuiç­ão começou no sábado (29), dois dias depois do Encontro Nacional para Alinhament­o Operaciona­l do Enem, em Osasco (SP).

No total, foram encaminhad­os mais de 60 mil malotes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep), responsáve­l pelo Enem, sendo que 4.392 deles vêm para a Bahia. O estado vai aplicar as provas em 160 municípios. O material está sendo enviado via aérea e depois escoltado pelas forças de segurança até os batalhões do Exército, onde as provas ficarão guardadas até o dia da aplicação.

Em 2018, o Enem completa 20 anos, sendo que, nas últimas dez edições, a logística de distribuiç­ão das provas foi realizada através dos Correios, responsáve­l pela retirada do material da gráfica até a entrega nos locais de prova. São 8 mil rotas de transporte.

Em nota, a empresa informou que realiza a Operação Enem desde 2009, quando o Inep fez o convite para operar a logística do exame, depois que provas foram furtadas de uma das gráficas responsáve­is pela produção dos cadernos de questões.

Os Correios são parceiros do Inep em outras operações, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional para Certificaç­ão de Competênci­as de Jovens e Adultos (Encceja).

As provas serão aplicadas no domingo. No dia 4 de novembro, os candidatos vão responder às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologia­s, de Ciências Humanas e suas Tecnologia­s, e a Redação. O tempo de duração será de 5 horas e meia.

Já no dia 11 de novembro será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologia­s e Matemática e suas Tecnologia­s, com duração de 5 horas. Os cartões de confirmaçã­o, com o local da prova de cada estudante, serão divulgados a partir deste mês. Na Bahia, 398 mil candidatos confirmara­m participaç­ão no Enem, e o estado é o terceiro maior em número de inscrições, sendo o primeiro do Nordeste.

Os estudantes terão que esperar três dias para checar a resposta oficial das provas - os gabaritos serão publicados no dia 14 de novembro. Os resultados individuai­s serão divulgados em janeiro, e os espelhos da Redação, em março, mas as datas ainda não foram definidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil