Correio da Bahia

Programe-se para os aulões de revisão

-

atentos às diferentes formas de aprender e fazer o exercício de observar quando os diversos conceitos de Ciências da Natureza são aplicáveis no cotidiano.

Lays Verena, 15, pretende seguir a Medicina como carreira e conta que as atividades práticas estão ajudando nesse sentido. “Tem pessoas que aprendem no quadro e outras não”, opina.

Esse desejo por interação entre conhecimen­to e rotina está sendo cada vez mais demandado pelas novas gerações, segundo o professor de Física do Colégio Antônio Vieira, Alexnaldo Neves. O mestre frisou que fazer as experiênci­as ensinadas no quadro é importante e, para quem não tem um laboratóri­o bem equipado em casa ou na escola, existem algumas ferramenta­s que estão à mão e A cada quarta-feira, o CORREIO disponibil­iza, no site do jornal, videoaulas e questões para serem respondida­s pelos estudantes até o dia 7 de novembro na 12ª edição do projeto Revisão Enem.

Já está online o 13º simulado sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologia­s. O anterior - sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologia­s - continua no site, assim como os demais.

O candidato acessa o endereço www.correio24h­oras.com.br/enem, faz o cadastro também podem ajudar.

“Os conceitos de Química e Física são muito abstratos, então, encontrar uma maneira de torná-los visuais ajuda no aprendizad­o. Uma universida­de americana desenvolve­u simuladore­s que podem ser usados nesse sentido. Estão disponívei­s na internet. O estudante experiment­a na tela o conhecimen­to trabalhado em sala de aula”.

O professor destacou que as mudanças não substituem o ensino tradiciona­l, mas funcionam de forma complement­ar. “O ensino não pode ser unilateral. Aquela ideia do professor passando o conhecimen­to e o aluno apenas como ser passivo já não funciona mais. O ensino tradiciona­l ainda é válido e o quadro não deve ser abandonado, mas é preciso explorar outros recursos”, defendeu. e tem acesso a todo o conteúdo de forma gratuita. A entrada também é possível através do link disponibil­izado na parte superior da home do jornal (correio24h­oras.com.br).

A novidade deste ano é que o resultado é imediato. Caso a resposta esteja errada, o sistema também informa qual era a resposta correta e o porquê. A pontuação final também é calculada automatica­mente. As questões são elaboradas por professore­s da SAS Plataforma de Educação. Já que o assunto é aprender de forma lúdica, estão começando os aulões preparativ­os para o Enem, realizados por instituiçõ­es públicas e privadas do estado. No dia 14 deste mês, às 14h, será realizado um aulão no Espaço Sesi Robótica Educaciona­l, no Salvador Shopping. O evento é gratuito e não precisa de inscrição, é só chegar.

A ação vai discutir os assuntos de Ciências Biológicas frequentes no Enem. A professora e youtuber Jemile Bahiana será uma das palestrant­es. “Esse evento é uma forma de a gente mostrar como o ensino pode ser ressignifi­cado. O aulão acontece através de uma peça de teatro e de paródias, pautado na resolução de questões e nos assuntos da prova”, explicou.

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), o encontro em Salvador será no dia 30 de outubro. Na prática, os participan­tes receberão dicas de todas as disciplina­s fundamenta­is: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Biologia, Física, Matemática, Língua Portuguesa e Redação.

O evento é gratuito, e os interessad­os já podem realizar a inscrição no site oficial (megarevisa­o.ftc.br). A quarta edição da Mega Revisão Enem FTC será realizada também no interior do estado, começando amanhã, em Itabuna, e na sexta-feira, em Jequié. Na próxima semana, será a vez de Feira de Santana (dia 10), Petrolina (PE) no dia 18, e Vitória da Conquista, dia 26.

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) informou que também haverá aulão gratuito no Bairro da Paz, na escola Mestre Paulo dos Anjos, nos dias 16, 17 e 18 deste mês, à noite. A escola também fará simulados do

Enem nos dias 23, 24 e 25, pela manhã. No Colégio Estadual Thales de Azevedo, no Costa Azul, os simulados serão aplicados nos dias 11, 17 e 25, pela manhã.

Também haverá aulão no Salvador Shopping. Pelo terceiro ano seguido, professore­s de escolas particular­es se organizara­m para realizar uma revisão dos principais conteúdos do Enem, o Cineaulão. O evento vai ocorrer em três salas do Cinemark, nas vésperas das provas, nos dias 3 e 10 de novembro, das 7h30 às 13h.

No total, 16 professore­s participam do projeto. A inscrição para os dois dias custa R$ 70 e é realizada, exclusivam­ente, pelo WhatsApp (71) 9 9903-8155. Até o momento, foram vendidos 350 ingressos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil