Correio da Bahia

Não caia nas fake news

- Júlia Vigné

Qual a diferença entre o voto nulo e o branco? Posso votar em apenas um candidato para o Senado? E voto na legenda? Como funciona? A quatro dias do primeiro turno da eleição, que ocorre no próximo domingo, muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre a votação e algumas fake news que circulam pelos grupos de WhatsApp acabam confundind­o o eleitor menos atento.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentira­m ontem um boato falso. A mensagem contribui com a velha confusão sobre os votos brancos e nulos. “Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial”, dizia o boato.

O TRE-BA esclareceu que o fato é fake news. “Se o eleitor confirmar pelo menos um voto, deixando de concluir a votação para os demais cargos, este voto será aceito e se- rão considerad­os nulos os votos não confirmado­s”, explica a Corte, por meio de nota.

Uma outra corrente, que já apareceu em eleições anteriores, diz que se mais da metade dos eleitores votar nulo, a eleição é anulada e um novo certame deve ser realizado com outros candidatos. O fato também é uma inverdade.

“Isso não acontece. Voto válido é aquele dado diretament­e a um determinad­o candidato ou a um partido (voto de legenda). Apenas os votos válidos contam para a aferição do resultado de uma eleição. Se mais da metade do resultado for de votos brancos ou nulos, o pleito não será cancelado e a apuração será feita com base no restante dos votos”, explicou o TSE.

Alem das mensagens sobre o processo de votação, há muita notícia falsa envolvendo os candidatos. O professor de Ciências Políticas da FTC, Jurandir Sá Barreto, ressaltou

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil