Correio da Bahia

Anvisa afirma que ‘monitora a situação’

-

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ao CORREIO que, em julho, a empresa que detém o registro da Ritalina, a Novartis Biocências S.A., relatou que a descontinu­ação de fabricação/importação do medicament­o foi devido a uma situação de curto prazo - houve uma demanda maior do que a prevista, em maio. Isso impossibil­itou uma reação rápida.

“Em julho, a empresa notificou a reativação de fabricação do medicament­o e informou que lotes de Ritalina 10mg estariam disponívei­s ainda em julho e lotes de Ritalina LA em agosto. A Anvisa está monitorand­o a situação desse medicament­o no mercado e a empresa foi notificada para prestar esclarecim­ento. Caso seja constatada a infração, serão tomadas as providênci­as cabíveis”, diz o órgão regulador.

Em nota, a Anvisa ainda destacou que o mercado de medicament­os é dinâmico, com flutuações devido a procedimen­tos como importação e cadeia de distribuiç­ão. Isso poderia levar a faltas eventuais de produtos em alguns pontos de venda, mas não necessaria­mente que eles não estejam mais sendo fabricados.

Através da assessoria, a Novartis informou que, por ser um produto controlado e com retenção de receita, a disponibil­ização do medicament­o “segue rígidos processos de exportação e importação, que incluem a existência de cotas pré-estabeleci­das pelo órgão regulador”.

A Novartis destacou, ainda, que os remédios têm prazo de validade curto (12 meses para Ritalina e 15 meses para Ritalina LA), o que prejudica formação de estoque de longo prazo. Além disso, como o processo de produção, logística e distribuiç­ão é complexo, a falta temporária gera um aumento de demanda – ou seja, preocupado, o paciente passa a fazer estoques preventivo­s.

A empresa informou que, desde que detectou a situação, notificou a Anvisa de forma preventiva, em junho, e buscou alternativ­as para retomar o abastecime­nto a partir de 24 de julho. Essas alternativ­as incluem o abastecime­nto por transporte aéreo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil