Correio da Bahia

Bahia está entre seis estados com candidatos mais velhos

-

Com média de idade de 49 anos, a Bahia ocupa, junto com mais cinco estados, o primeiro lugar no ranking de ‘velhice’, ou melhor dizendo, da experiênci­a nas eleições 2018. A mesma média de idade dos candidatos é compartilh­ada com São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, com variações muito pequenas entre eles. Na outra ponta da tabela está o estado do Acre, com a menor média de idade no próximo pleito: juntando as idades de todos os candidatos a presidente, governador, senadores e deputados estadual e federal, e dividindo pelo número de postulante­s aos cargos, a média por lá é de apenas 44 anos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na Bahia, a média de idade dos candidatos masculinos passa um pouco de 50 anos, enquanto das representa­ntes femininas fica um pouco acima de 46. Os índices sofreram reajuste em relação ao escrutínio de quatro anos atrás: em 2014, a média geral de idade dos nossos candidatos era de 50 anos, e o candidato mais velho no estado tinha apenas 81 anos. Desta vez, como já dissemos, o candidato baiano com mais tempo de estrada é Vitório Mariani, com 87 anos. Ele é o oitavo candidato com mais idade do Brasil. O mais experiente tem 94 anos, e disputará uma vaga na Assembleia Legislativ­a de Minas Gerais. Trata-se de Geraldo Abdala (PPS), nascido no dia 25 de abril de 1924.

Entre as legendas, na Bahia, o PT é o que tem a maior média de idade: 57 anos. Logo atrás, com 55 anos de média, aparecem três partidos: MDB, PMN e PR. A segunda menor média de idade, apesar do nome, não pertence ao partido Novo, que ostenta 42,5 anos. Quem lidera entre os noviços é o Partido da Causa Operária (PCO), com média de 42 anos. Perto deles, ou seja, também com baixa média de idade, aparecem Rede (44 anos), PSOL (44,5), Patriota e PPS (ambos com 45). Na Bahia, os cargos com mais pessoas em disputa são para deputado federal, 464 candidatos, e deputado estadual, com 596.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil