Correio da Bahia

Iasmin Reis: de Grey’s Anatomy pra vida pública

-

A idade de Iasmin Reis ou assusta ou admira os eleitores e amigos. Aos 21, a jovem do bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas, é a mulher mais jovem da Bahia a tentar uma vaga como deputada estadual. A decisão pela candidatur­a surgiu após uma conversa com o pai, conhecido por Russo, presidente do Solidaried­ade (SD) no município. O partido estava em busca justamente de um jovem, e Russo decidiu investir: “Por que não, minha filha?” A certeza da negativa se tornou dúvida e Iasmim, dois dias depois, aceitou. Antes, sequer cogitava a possibilid­ade. O plano era uma carreira como esteticist­a, já que estuda Estética numa faculdade privada de Salvador. Lá, já é chamada de “deputada”. “É estranho (risos). Eu não sou deputada, sou candidata. Aí eu falo: ‘Sou Iasmin, gente’”, brinca.

Mas por que aceitou se candidatar? “As pessoas estão desacredit­adas. A gente tem que colocar pessoas jovens”, responde. Mas os obstáculos não são poucos. Entre comitês e viagens, Iasmin já passou por situações de machismo e assédio. “Numa conversa, por exemplo, em qualquer coisa, você abre a boca e já te cortam”, diz. Mulher e negra, tem aprendido a romper o ciclo de preconceit­o aos poucos.

O tempo para a faculdade, e para a igreja, precisou ser reduzido. Mas as ideias religiosas estão também nos seus ideais políticos. “Não podemos deixar de lado o que é mais importante, que é Deus”. Perguntamo­s então sobre temas como o casamento gay, combatido pelas bancadas religiosas. “Não condiz com o que eu acredito. Não concordo com essas atitudes. Mas tenho até amigos que são. É como Deus disse: ‘você deve amar as pessoas, não suas atitudes’”, ópina.

Ela ainda tenta encontrar o tom entre a primeira experiênci­a e as exigências. No tempo livre, ainda costuma assistir séries e filmes. “Assisto coisas de saúde. Estava até assistindo Grey's Anatomy, mas meu coração não aguenta, não”, brinca.

Ao fim da entrevista, faz um pedido. “Acrescente só uma coisa: que eu tenho muito a aprender”, sugere. Iasmin, afinal, já captou a juventude como estratégia.

 ??  ??
 ??  ?? Entre a faculdade e a igreja, Iasmin achou um espaço para a política
Entre a faculdade e a igreja, Iasmin achou um espaço para a política

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil