Correio da Bahia

Ninguém alcança

- Gabriel Rodrigues

O nadador Nicholas Santos, de 38 anos, quebrou o recorde mundial dos 50m borboleta em piscina curta, com tempo de 21s75, e conquistou a medalha de ouro, ontem, na etapa de Budapeste da Copa do Mundo de natação.

A marca conquistad­a por Nicholas foi cinco centésimos mais veloz do que o antigo recorde mundial, que pertencia ao alemão Steffen Deibler e havia sido conquistad­o em 2009. O pódio da prova em Budapeste teve ainda o sul-africano Chad le Clos, atual campeão dos 50m, em segundo lugar, e o japonês Kosuke Matsui, que ficou com a medalha de bronze.

O recorde batido por Nicholas Santos foi o primeiro de um brasileiro desde 2014, quando Etiene Medeiros quebrou o dos 50m costas em piscina curta. Além do ouro, o nadador já havia conquistad­o o bronze nos 100m borboleta no primeiro dia de competição em Budapeste.

A Copa do Mundo, inclusive, tem sido usada por Nicholas como preparação para o Mundial em piscina curta de Hangzhou, na China, que será disputado em dezembro.

Apesar de Nicholas ser especialis­ta nos 50m borboleta, a modalidade não está disponível no programa olímpico. Por isso, o brasileiro deve fo- car em outras provas para os Jogos de Tóquio 2020. Em piscina longa, a olímpica, ele tem a prata dos dois últimos Mundiais.

Além de Nicholas Santos, o Brasil foi representa­do ontem, em Budapeste, por Etiene Medeiros. Ela ficou em oitavo lugar nas finais dos 100m livre, com 53s13.

O ouro foi conquistad­o pela holandesa Ranomi Kromowidjo­jo (51s01), campeã olímpica desta prova em 2012. Já a prata ficou com a sueca Sarah Sjostrom (51s22), então atual campeã da prova. A também holandesa Femke Heemskerk completou o pódio (51s74).

O Brasil ainda conquistou outros dois ouros em Budapeste. Felipe Lima ficou em primeiro lugar nos nos 50m e nos 100m peito.

 ??  ?? Ao 38 anos, Nicholas Santos bate o recorde mundial dos 50m borboleta em piscina curta, em Budapeste
Ao 38 anos, Nicholas Santos bate o recorde mundial dos 50m borboleta em piscina curta, em Budapeste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil