Correio da Bahia

O Parque todo para elas

- FERNANDA VARELA

Nada de celular, tablet ou televisão. Em um feriado com cara de domingo de sol, pais e filhos foram ao Parque da Cidade ontem para comemorar o Dia das Crianças. O local recebeu uma programaçã­o especial.

Logo pela manhã, na entrada do Parque, os olhos da criançada brilhavam com a estrutura montada para comemorar a data. Balões coloridos, brinquedos para todos os gostos, bolas de todos os tamanhos e barraquinh­as de guloseimas, como pipoca, crepe e maçã do amor, eram alvo constante dos pequenos.

A distância do mundo virtual e a vivência de atividades lúdicas, inclusive, foram os principais motivos pelos quais a auxiliar de serviços gerais Eliana Ferreira de Souza, 40 anos, decidiu levar a filha para curtir a programaçã­o do Parque da Cidade, na Avenida ACM.

“É uma distração para ela. Anteontem, ela me perguntou onde eu ia passar o dia com ela e eu prometi fazer alguma coisa diferente e acabei trazendo para o Parque. Ela vestiu uma fantasia de bailarina e está aqui se divertindo muito”, conta Eliana, que é mãe de Ana Beatriz, 6 anos, que já tem um canal no Youtube. “Ela gosta muito de internet, mas é importante que ela também conviva com outras crianças” , completa.

Além de atrações tradiciona­is do Dia das Crianças, como pula-pula, cama elástica, pintura no rosto e brincadeir­as com animadores infantis, o Parque da Cidade aproveitou a presença das crianças para estimular interações educativas.

Boliche feito com garrafas pet, carrinhos produzidos com galão de água sanitária e jogo da velha utilizando apenas papelão. Um dos estandes mais cheios foi o da Empresa de Limpeza Urbana da Cidade do Salvador (Limpurb), que promoveu uma oficina de brinquedos feitos com materiais reciclados.

A coordenado­ra de educação comunitári­a da Limpurb, Letícia Marques, explicou a importânci­a desse tipo de atividade. “Nós temos um trabalho de educação comunitári­a onde priorizamo­s sempre as crianças. Eles amaram as brincadeir­as, pediram para que os pais ajudassem a fazer em casa”, relata.

Outro estande que roubou a atenção dos pequenos foi o da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) que, através do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa), expôs animais silvestres empalhados, como tatu, pinguim, jaguatiric­a e cobras. “Uau! É de verdade mesmo?”, perguntou João Pedro, 8 anos, um dos mais empolgados do local.

“É a chance de ver os bichos de verdade, de perto. Eu nunca tinha tocado em um pinguim. É estranho, porque parece que estão vivos”, contou. Ele recebeu explicaçõe­s de funcionári­os sobre os habitats naturais dos animais selvagens, que não são adequados para criar. Playgrude A banda infantil abriu os trabalhos com canções que fizeram sucesso entre os pequenos, além de brincadeir­as interativa­s com direito a brindes.

Lore Improta A dançarina que foi sucesso entre as crianças, também subiu ao palco para comandar a festa. Ela, inclusive, fez sua estreia como cantora no início deste mês.

Babado Novo A banda foi responsáve­l por levar o axé music ao parque.

 ??  ??
 ??  ?? Crianças se divertiram pintando o rosto e com mini rappel, entre outras atrações no Parque da Cidade
Crianças se divertiram pintando o rosto e com mini rappel, entre outras atrações no Parque da Cidade
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil