Correio da Bahia

Salvador perde 22 hotéis em 4 anos

-

Salvador é a segunda capital no país, entre as que sediaram a Copa do Mundo de 2014, que registrou o maior número de fechamento­s de hotéis nos últimos quatro anos. Recente levantamen­to da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional) aponta que, de 2014 até agosto desde ano, foram fechados 21 empreendim­entos na cidade. Com o Othon, serão 22.

Um dos mais tradiciona­is foi o Pestana Bahia Hotel, que tinha 433 apartament­os e vai completar três anos de fechado. Com o fechamento dos hotéis, 30 mil empregos foram eliminados em Salvador em toda a cadeia do turismo, que, atualmente, emprega mais de 200 mil pessoas. O número de leitos para hospedagem, por sua vez, foi reduzido em 5 mil – antes da Copa de 2014, eram 47 mil leitos.

A redução também foi registrada no número de agências de viagens. Eram 200 antes da Copa e, hoje são 150, no máximo, de acordo com informaçõe­s da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-BA).

Nacionalme­nte, a Abih considera que a alta carga tributária, a falta de políticas de incentivos e de divulgação dos destinos, a ausência de regulament­ação dos aplicativo­s de reservas de hospedagem em residência­s, a falta de segurança e de infraestru­tura do país, aliadas a uma malha aérea cara e segmentada, contribuír­am para o cenário.

Na avaliação do coordenado­r da Câmara Empresaria­l do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), José Manoel Garrido, o fechamento dos hotéis depois da Copa é consequênc­ia também da falta de investimen­to desses estabeleci­mentos em modernizaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil