Correio da Bahia

Para a Abih, fechamento é uma ‘surpresa’

-

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA) vê o fechamento da unidade com surpresa e ressalta a melhoria dos números do turismo na Bahia.

A Abih-BA já sabia do fechamento do hotel? Como receberam essa informação?

A Abih não foi comunicada. É uma notícia nova para mim. Pelo o que eu pude fazer alguns contatos, é uma decisão de rede e vai acontecer também em Belo Horizonte. Em um momento que a hotelaria se recupera em Salvador, para nós foi uma surpresa. Acredito que foi uma decisão de rede.

Como estão os números da hotelaria em Salvador?

De julho do ano passado para cá, temos taxas de ocupação ascendente­s - não é o ideal ainda. A ocupação ainda não está suficiente para manter uma lucrativid­ade, de retorno de investimen­tos, mas tivemos uma recuperaçã­o de 15% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período no ano passado.

O hotel tem 240 funcionári­os. O que será feito com esse quadro?

Um grande impacto negativo são as demissões. A Abih-BA, na hora que receber a notícia oficialmen­te, irá fazer esforços para realocar esse pessoal em outros hotéis e minimizar ao máximo esse impacto.

Quais são as expectativ­as para o Verão?

Na alta estação, a hotelaria contrata em torno de 2 mil pessoas. É um reforço para o período. A expectativ­a é que a gente cresça em torno de 13% em relação ao mesmo período no ano passado. Nós fechamos em 80% e devemos ir para 93%. Esse cresciment­o se deve ao trabalho que a Abih-BA tem feito nos últimos anos com a prefeitura de Salvador e ao espaço na novela. Capacitamo­s 3.600 operadores de turismo neste ano e vamos para outras seis cidades até o fim do ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil