Correio da Bahia

Perto do título

- Ivan Dias Marques

Atual campeão da etapa, Gabriel Medina poderá comemorar seu segundo título mundial, o primeiro foi em 2014, ao final da campanha na praia de Supertubos, em Peniche. A janela para a etapa começa hoje e vai até o dia 27 e o brasileiro terá o americano Patrick Gudauskas e o conterrâne­o Samuel Pupo como primeiros rivais.

Para ficar com o título sem nem precisar disputar a última perna do Circuito Mundial, em Pipeline, no Havaí, em dezembro, Medina precisa vencer em Peniche e torcer para que o brasileiro Filipe Toledo, 2º no ranking, fique no máximo em 10º lugar e o australian­o Julian Wilson, na 4ª posição. Ou seja, Filipinho precisa parar no round 3 e o aussie nas quartas.

“É muito bom voltar a Portugal”, disse Medina. “As onda são bem poderosas aqui. Meu objetivo é sempre manter a liderança do ranking, mas estou bem tranquilo quanto à etapa. Eu sei que o que preciso fazer. Estou focando em mim mesmo. Já estive nessa situação antes e, espero, que tudo funcione bem”, completou.

O paulista tomou a dianteira da disputa pela taça na eta- pa da França, que terminou no último dia 12. Ele ficou na 3ª colocação, sendo superado por Wilson, que conquistou o título. Filipinho, ex-líder, decepciono­u, parando no 3º round.

“Nesse ponto da minha carreira, eu aprendo com minhas derrotas. No passado, eu ficaria muito envolvido e pensando no que aconteceu. Neste ano, entendi que, às vezes, não há nada que você possa fazer”, analisou Filipinho, que se empolgou também com a etapa portuguesa, que venceu em 2015. “Supertubos é uma praia dos sonhos. Quando as condições são favoráveis, existem partes que são perfeitas pra aéreos. Você pode ver todos os tipos de condições e de ondas num dia só. Vou fazer o meu melhor e veremos o que acontece”, afirmou o brasileiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil