Correio da Bahia

Equilíbrio e moderação são as palavras de ordem

- KIKI BISPO É ADVOGADO, VEREADOR PELO PTB E VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR

Na era dos extremos é fundamenta­l buscar o caminho do meio, o caminho do consenso. A sociedade brasileira amadureceu bastante nos últimos anos e todos aqueles que insistirem em posições extremadas serão paulatinam­ente, ou mesmo abruptamen­te, afastados da vida pública.

Colocar um revólver taurus ou um kit gay nas mãos de uma criança é a típica atitude extremada que a sociedade brasileira repudia veementeme­nte. Nossa democracia parece ainda adolescent­e, por isto é preciso que tenhamos o compromiss­o de garantir e consolidar os valores e cláusulas pétreas da Constituiç­ão promulgada em 1988, sobretudo as garantias individuai­s e coletivas.

Daqui a alguns anos, esta nossa democracia chegará à maturidade e, como homens públicos, estaremos defendendo questões fundamenta­is para a melhoria da vida de todos, sem que precisemos perder tempo com questões pontuais e divergênci­as tacanhas como as que se colocam agora diante de nossos olhos.

É chegada a hora de a classe política cumprir uma agenda de compromiss­os que efetivamen­te venha a sedimentar a construção de um mundo melhor para todos. Essa construção terá, como base, a fraternida­de humana e o respeito ao contraditó­rio; e, como topo, a certeza de que nenhum desenvolvi­mento humano é possível sem investimen­tos no setor de educação.

Salvador hoje dá um exemplo bastante altivo para todo o Brasil com as propostas de educação que estão sendo consolidad­as na rede municipal de ensino, com participaç­ão de pais e filhos, comunidade e prefeitura de Salvador. Estamos propondo educação na veia. Esse é o melhor antídoto contra as ditaduras de esquerda e de direita ou mesmo contra as catástrofe­s anunciadas.

Na era dos extremos, equilíbrio, moderação e autocontro­le não significam passividad­e em relação aos problemas. São, isto sim, as palavras de ordem para que consigamos atingir o nível de civilizaçã­o capaz de conter o avanço da barbárie.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil