Correio da Bahia

Usar etanol vale a pena? Especialis­ta explica

-

O abastecime­nto do veículo apenas com etanol não trás problema algum para o motor do veículo, ao contrário. Pesquisas indicam que ele mantém ou aumenta a potência. Contudo, o etanol faz com que o veículo rode menos quilômetro­s por litro.

A explicação é do engenheiro mecânico Lourenço Gobira Alves, doutor em Engenharia Mecânica e professor e chefe do departamen­to do curso na Universida­de Federal da Bahia (Ufba).

“Não existe problema algum abastecer sempre com etanol, a pessoa pode andar sempre com esse combustíve­l em seu carro e quem vai agradecer é o meio ambiente, pois vai poluir bem menos o ar”, declarou.

Aos que estão na dúvida entre o etanol e a gasolina, Gobira recomenda fazer testes no motor, sempre lembrando que há veículos que possuem desempenho de motor melhor que outros.

O teste consiste em medir quantos quilômetro­s o veículo faz somente com gasolina e depois apenas com álcool em terrenos iguais – de preferênci­a planos – e ver o preço de cada produto.

“Divida a distância de quilômetro­s entre os dois, essa relação vai dar a ideia de quanto se gasta de verdade”, disse Gobira. “Mas, se não tiver paciência para testes, faz o cálculo para ver se o preço do álcool custa até 70% do preço da gasolina”. Para isso, basta dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menos que 0,7, o etanol vale a pena. Ontem, em Salvador, o resultado chegou a 0,65.

Com relação ao desempenho, o carro com etanol exige mais porque esse tipo de biocombust­ível tem poder calorífico menor que a gasolina - exige mais litros para rodar a mesma distância.

“No caso da potência do motor, isso vai depender da concepção da montadora. A maioria dos motores, quando operam somente com etanol, tem a potência aumentada, alguns têm a potência mantida e desconheço o caso em que a potência caia”, afirmou Gobira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil